10 filmes que todo apaixonado por carros precisa ver

À prova de morte (2007)

O dublê psicopata Stuntman Mike (Kurt Russel) costuma dar carona às suas vítimas em seu carro “à prova de morte”. Mas seu Chevy Nova 1970 é à prova de morte apenas para o motorista: Mike envolve seu carro em acidentes, matando as vítimas enquanto escapa praticamente ileso. Com a caçada alternada a dois grupos de mulheres, À prova de morte traz perseguições alucinantes e muito sangue no mais puro estilo grindhouse.

 

Um golpe à italiana (1969)

O sedutor Charlie Croker (Michael Caine) acabou de deixar a prisão, mas já tem um trabalho a fazer: com três Mini Coopers, alguns Jaguars e um ônibus, ele tenta executar um audacioso plano em pleno centro da Turim, na Itália.  Perseguições inacreditáveis, Coopers subindo escadarias e muita ousadia no volante marcam o filme de 1969. Em 2003, foi filmado um remake intitulado Uma saída de mestre, com Mark Wahlberg, Charlize Theron e Edward Norton.

 

60 segundos (2000)

Nicolas Cage interpreta um exímio ladrão de carros que durante anos ludibriou a polícia. Aposentado dos crimes, Cage precisará voltar à ativa e roubar 50 carros valiosos em uma única noite para salvar a vida do irmão caçula (Giovanni Ribisi), sequestrado pela máfia. Marcas como Mercedes, Bentley, Cadillac, Ferrari, além de super Hot Rods, compõem a lista de tirar o fôlego.

 

Dias de trovão (1990)

Cole Trickle (Tom Cruise) é um jovem piloto californiano que sonha vencer as quinhentas milhas de Daytona, da Nascar Series. Convidado a integrar uma nova equipe, Trickle se unirá a Harry Hogge (Robert Duvall) na busca da vitória inédita. Mas em uma disputa com seu colega de equipe, Trickle se envolve em um grave acidente que faz seu sonho ficar mais distante. Com uma trilha sonora empolgante e muito espírito de competição, o filme deu origens a dois jogos de vídeo game e aumentou a popularidade da Nascar Series pelo mundo.

 

Herbie (1969-2006)

Certamente o VW Fusca mais famoso do cinema, Herbie foi protagonista de 6 filmes entre 1969 a 2006. O fusquinha, original modelo 1963, tem inteligência, carisma e personalidade própria e usa todos os meios para ajudar seu dono a ganhar corridas e sair das mais diversas enrascadas. Em suas aventuras, o fusca já contracenou com Lindsey Lohan, Matt Dillon, Michael Keaton e Helen Hayes.

 

Bullitt (1968)

Steve McQueen é Bullitt, policial designado para proteger uma importante testemunha de uma investigação do Senado americano sobre a Máfia. Bullitt e seus parceiros são enganados, a testemunha é assassinada e McQueen sai em busca dos criminosos e da resolução da teia de intrigas que levaram ao assassinato. Marcado pela famosa perseguição entre o Dodge Charger RT dos criminosos e o Ford Mustang GT verde de Bullitt, o filme foi um marco nas cenas de perseguição, influenciando obras primas como Operação França e outros clássicos do gênero policial.

 

Encurralado (1971)

Primeiro filme de grande sucesso do diretor Steven Spielberg, Encurralado é um road-movie de suspense. Rodando com um Plymouth Valiant 1971 Vermelho, David Mann (Dennis Weaver), um pacato trabalhador, começa a ser perseguido sem motivo por um sinistro Peterbilt 281, 1955, todo enferrujado, cujo misterioso motorista nunca dá as caras no filme. O caminhão parece querer algo mais do que provocar David e a perseguição segue sem descanso pelas estradas poeirentas da Califórnia até o final do filme.

 

Corrida sem fim (1971)

Dois personagens, “O motorista” (o músico James Taylor) e “O mecânico” (Dennis Wilson, baterista do Beach Boys) rodam os Estados Unidos em um Chevy 55 preparado artesanalmente, vivendo de apostas e corridas amadoras. Em um posto de gasolina conhecem “GTO” (Warren Oats) um viciado em velocidade a bordo de um Pontiac GTO amarelo, com quem apostam um longa corrida até Washinton DC. O vencedor fica com o carro do perdedor. O filme subverte os clichês dos filmes de estrada, com personagens sem nome e diálogos muito reduzidos.

 

Corrida contra o destino (1971)

Veterano do Vietnã e atualmente entregador de carros, Kowalski (Barry Newman) aposta com um negociante de automóveis que consegue levar um Dodge Challanger de Denver, Colorado, a São Francisco, Califórina, em menos de um dia. Logo no começo do trajeto, uma infração por velocidade leva Kowalski a iniciar uma longa fuga, que rapidamente começa a ser acompanhada pela imprensa. O fugitivo, atormentado pela morte recente de sua namorada e sob o efeito de estimulantes, tornou-se um grande anti-herói do cinema americano, retrato da era pós-Woodstock e do começo da década de 1970 no país. Em 1997, um remake foi filmado com Viggo Mortensen no papel principal.

 

Velozes e furiosos (2001 – 2015)

A franquia, iniciada em 2001, já conta com sete filmes que levam a paixão por velocidade e carros modificados às grandes telas. A série tem início com Brian O’Conner (Paul Walker), um policial infiltrado em corridas ilegais, investigando roubos de carga de autopeças. Brian e Dominic Toretto (Vin Diesel) participam de diversas aventuras pelo mundo sempre no limiar entre justiça e criminalidade, com a velocidade como verdadeira protagonista. Velozes e furiosos 7, o último filme da franquia, trás uma bela homenagem a Paul Walker, morto em 2013 num acidente de carro.

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*