28 de Setembro de 2015 Amortecedores antiterremoto | Aplicações KYB
Notícias Kyb

Amortecedores antiterremoto | Aplicações KYB

por Bruno

Os terremotos definitivamente fazem parte do cotidiano dos japoneses. Só no ano de 2015, até outubro, 417 tremores foram registrados nos país. Com mais de um tremor por dia, os japoneses desenvolveram uma série de tecnologias para ajudá-los a levar uma vida relativamente normal em meio aos desígnios da natureza.

Aplicativos ligados a centrais sísmicas enviam alertas à população minutos antes dos tremores, para que medidas de segurança, como afastar-se de estantes ou objetos suspensos, ou entrar embaixo de mesas ou batentes de portas, sejam adotadas.

Japoneses também têm o costume de sempre levar consigo um pequeno conjunto de mantimentos, como água e biscoitos para o caso em que fiquem presos ou em locais sem acesso devido a destroços caídos ou bloqueios causados pelos terremotos.

Mas o que chama mais a atenção quando se fala em tecnologia antiterremoto, são os métodos de construção utilizados em arranha-céus. Para suportar os tremores, os prédios são concebidos como elementos dinâmicos: ao invés de comportarem-se de forma rígida e imóvel, os prédios balançam e absorvem os tremores com a ajuda de molas e amortecedores.

https://www.youtube.com/watch?v=RmeZnW8Nc_A

Os alicerces das construções recebem um sistema de suspensão para absorver o impacto gerado pelos tremores. Em alguns prédios mais modernos, há conjuntos de amortecedores controlados eletronicamente à distância.

Amortecedor de alicerce

Além da suspensão de alicerce, os prédios maiores contam com um pêndulo interno que realiza o trabalho de contrapeso dos edifícios, permitindo que eles balancem até um certo limite e retornem à centralização através do balanço do pêndulo interno.

[caption id="" align="aligncenter" width="830"] Pêndulo do edifício Taipei 101[/caption]

A KYB, líder em tecnologia hidráulica, fabrica suspensões para alicerces de edifícios antiterremoto. Com um vasto portfolio de aplicações, a KYB aplica todo o desenvolvimento tecnológico em seu poder nos amortecedores do seu carro. Quem mais poderia proporcionar a você estabilidade e segurança do que a KYB, fabricante de suspensões antiterremoto para edifícios? KYB é #precisãopravc!