08 de Dezembro de 2015
Notícias Kyb

BMW, Audi e Mercedes adquirem a unidade de mapeamento da Nokia

por Bruno

BMW, Audi e Daimler (Mercedes) concluíram com sucesso a compra conjunta do negócio de mapeamento da Nokia, o Here, por 2,8 milhões de euros. Após um anúncio anterior em agosto, a aquisição foi aprovada por todas as autoridades implicadas. As gigantes dos carros de luxo compraram a empresa de navegação para dar um impulso significante em direção aos veículos totalmente autônomos. A empresa gestada dentro do grupo Nokia dá acesso às montadoras ao mapeamento digital preciso e a dados de localização dos veículos  em tempo real, elementos necessário para aumentar a segurança nas estradas e limitar as chances de colisão entre os carros sem motorista.
O que é o Here, da Nokia?
O Here é um sistema de navegação otimizado para nuvem e de plataforma aberta que já fornece dados de mapeamento na América do Norte e na Europa. O sistema usa uma combinação de dados “estáticos’ capturados por carros dotados de tecnologia de mapeamento 3D de alta resolução e informações em tempo real fornecidas por uma rede de dispositivos conectados em rede – incluindo os próprios carros – para adquirir detalhes precisos e atualizados. Atualmente, o Here tem acesso a 80.000 fontes, que geram “bilhões” de “pontos captação” diariamente. Sua aquisição pelo trio alemão deve aumentar consideravelmente o número de fontes de dados.
O que os alemães planejam fazer com o Here?
A propriedade do Here será dividida igualmente entre BMW, Audi e Daimler. Mas a transação prevê que os sistemas de cada montadora sejam independentes, de modo que as montadoras que já usam o sistema possam continuar a fazê-lo. O Here já fornece dados a 4 de cada 5 carros vendidos na América do Norte e na Europa.   Via