01 de Março de 2016 12 carros que vão sumir do mercado em 2016
Notícias Kyb

12 carros que vão sumir do mercado em 2016

por Eduardo Ruano

12 carros que vao sumir do mercado em 2016_main

Uns continuam em linha, outros já tiveram sua produção encerrada, mas ainda são vistos nas ruas. Como ocorre todo ano, em 2016 alguns veículos farão sua despedida e/ou simplesmente desaparecerão das concessionárias. Os casos mais emblemáticos estão entre os populares: Renault Clio e Chevrolet Celta, por exemplo, não chegarão a 2017.

Confira a seguir os carros que se despedem do mercado brasileiro neste ano:

1. Renault Clio

Ainda em produção, o hatch compacto lançado entre o fim e o início das décadas de 1990 e de 2000 será descontinuado para a chegada do Kwid, novo popular da marca francesa, lançado na Ásia em 2015 e que será montado, a partir deste ano, em São José dos Pinhais (PR). Há 16 anos em produção em Córdoba, na Argentina, o Clio parou no tempo por aqui, ficando duas gerações defasado em relação ao similar europeu.

2. Chevrolet Celta

12 carros que vao sumir do mercado em 2016_2

Chevrolet Celta não será mais vendido em 2017, contudo, ainda restam unidades à venda. Por ser muito popular nas ruas e ter preço acessível, ainda é bom negócio. Outro aspecto curioso é que o Celta não tem um sucessor confirmado. A GM ainda desenvolve seu novo popular, enquanto "surfa" no sucesso do Onix, que superou o Fiat Palio e foi o campeão nacional de vendas em 2015.

3. Fiat Siena EL

12 carros que vao sumir do mercado em 2016_3

Embora a montadora não dê sinais de que vai tirar o sedã do mercado, a verdade é que o velho Siena não tem mais condições de disputar com os rivais novos. Só nos últimos dois anos chegaram às lojas as novas gerações de Chevrolet Prisma e Renault Logan, e os inéditos Ford Ka+ e Hyundai HB20S, além do Nissan New Versa, entre outros. A expectativa é de que a marca remodele o Grand Siena, que responde pelo grosso das vendas.

4. Fiat Palio Fire

12 carros que vao sumir do mercado em 2016_4

Ninguém sabe ao certo quando o velho hatch dos anos 90 sairá de linha. Em abril deste ano, a montadora italiana lançará o Mobi, seu novo popular para a faixa dos R$ 30 mil. Contudo, o compacto veterano ainda deve seguir em linha até o fim do ano, para dar volume às vendas da Fiat, que ainda é a líder de vendas no Brasil.

5. Volkswagen Polo

O hatch que originou o chamado segmento de compactos premium já está morto desde meados de 2015, mas ainda é possível encontrar uma ou outra unidade. Vale, porém, avaliar o negócio, uma vez que o modelo não é mais produzido e, por enquanto, não terá um substituto — o Fox renovado assumiu seu lugar.

6. Nissan Livina

12 carros que vao sumir do mercado em 2016_6

A minivan lançada em 2009 nunca foi um sucesso de vendas, mas tinha seu público e vendia até bem. Seu sucessor natural seria o monovolume Note, uma espécie de Honda Fit da Nissan. Porém, o compacto de teto alto nunca veio e a marca já confirmou o lançamento do crossover Kicks, que será produzido em Resende (RJ) e chega às concessionárias neste ano, com estreia prevista para as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

7. Mitsubishi Pajero TR4

12 carros que vao sumir do mercado em 2016_7

Já fora de linha há um tempo, o jipe foi, por muitos anos, a opção para o consumidor que buscava um SUV com tração 4x4 e real capacidade no fora de estrada. Produzido em Catalão (GO) desde 2002, viu o tempo passar e estava ofuscado pelos novos SUVs que estrearam. Dentro da linha da marca, foi sucedido pelo ASX, que tem versões urbanas e acaba de ganhar a configuração Outdoor, com proposta mais voltada ao 4x4.

8. Mercedes Benz GLK

12 carros que vao sumir do mercado em 2016_8

Ainda novo perante a maioria dos modelos desta lista, o SUV compacto de luxo será substituído em 2016 pelo inédito GLC, versão SUV do sedã Classe C. Na verdade, com a mudança no padrão de siglas na linha de SUVs da marca alemã, o GLC é como se fosse a nova geração do GLK, que já está fora de linha.

9. Land Rover Freelander

12 carros que vao sumir do mercado em 2016_9

Opção de entrada da marca inglesa, o SUV já não é mais produzido desde 2014, quando foi lançado o Discovery Sport, modelo inédito que assumiu seu posto de acesso. Apesar do porte avantajado, oferecia apenas lugar para cinco adultos e tinha direcionamento mais urbano. Com a produção do Discovery Sport e do Evoque em Itatiaia (RJ) a partir deste ano, deverá sumir das ruas em curto prazo de tempo.

10. Land Rover Defender

12 carros que vao sumir do mercado em 2016_10

Clássico do mundo 4X4, o jipão inglês está prestes a ganhar um substituto mais moderno após décadas de produção — é montado desde 1948. Durante todo esse tempo, quase não mudou seu visual, que mantém as chapas retas, com poucos vincos e articulações das portas à mostra. Não é mais importado faz um tempo.

11. Mini Cooper Coupé

12 carros que vao sumir do mercado em 2016_11

Com o lançamento da nova geração do hatch Cooper, a fabricante inglesa confirmou que não produzirá mais as carrocerias coupé e roadster, ambas lançadas em 2011 no Salão do Automóvel de Frankfurt. Os esportivos foram descontinuados em 2014 e pouco venderam no Brasil e no mundo.

12. Mitsubishi Lancer Evolution

12 carros que vao sumir do mercado em 2016_12

O sedã esportivo icônico não é muito visto nas ruas brasileiras, e nem será, uma vez que a marca japonesa já confirmou seu fim de linha. Este é um dos modelos que mais deixarão saudades nos fãs. Sua extinção é parte do novo direcionamento da Mitsubishi, que pretende mergulhar de forma mais profunda no desenvolvimento de veículos híbridos.

*Via