08 de Março de 2016 BMW cria conceito para celebrar 100 anos
Notícias Kyb

BMW cria conceito para celebrar 100 anos

por Eduardo Ruano

bmw cria conceito para celebrar 100 anos_main

A BMW aproveitou a data de celebração dos seus 100 anos para revelar o Vision Next 100, que, além de ser uma forma de comemoração, é o primeiro conceito de veículo autônomo da montadora. Ele antecipa o futuro da marca, única das três alemãs de luxo que ainda não havia apresentado um autônomo.

O modelo tem uma série de acessórios futurísticos, como a geometria viva, modo autônomo ou manual de condução, além de dois modos de "comportamento": Boost ou Ease. Sem painéis, todas as informações necessárias são projetadas no para-brisa.

Na função Boost, as funções do carro ficam voltadas ao motorista, melhorando sua experiência, indicando a faixa ideal para condução, o ângulo de esterçamento do volante e velocidade, entre outros. Ao utilizar o modo Ease, o interior do carro se modifica, recolhendo o volante e o console central, enquanto os bancos se ligam às portas, transformando o interior em uma "sala".

Toda sua estrutura foi desenvolvida com o uso de CFRP, uma liga de fibra de carbono reforçada com polímeros plásticos. As rodas como nós conhecemos não existem. Os aros de roda se movimentam, permitindo que o carro mude a direção.

A mecânica não foi divulgada, mas é quase certo que, quando surgir, deve contar com um trem de força elétrico ou híbrido, fazendo parte da família "i", que já tem os carros i3 e i8. Além dele, a marca já confirmou que irá apresentar mais três conceitos Vision para as outras marcas do grupo, Mini, Rolls-Royce e BMW Motorrad, dentro do período de celebração do centenário, antecipando o futuro da companhia.

*Via