11 de Março de 2016 Os 36 melhores SUVs usados
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Os 36 melhores SUVs usados

por Eduardo Ruano

Com a venda de 0 km despencando, as revendas investem no giro dos seminovos. Com isso, as condições estão favoráveis para você, que sempre quis ter um SUV para desfilar pelo asfalto (ou pegar aquela estradinha de terra para o sítio).

O site Car And Drive Brasil selecionou 36 utilitários usados de diferentes marcas e tamanhos, ano de 2012 a 2015. Veja qual atende mais a seu perfil, bolso e ímpeto aventureiro.

Hyundai Tucson

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Embora tenha sido lançado em 2005, até hoje o Hyundai Tucson é um bom carro. É mais espaçoso que muito SUV compacto atual, e se mantém praticamente sem mudanças. A diferença é que o 0 km tem motor flex, enquanto o modelo 2010 usa o 2.0 a gasolina. Mas já é nacional, fabricado em Goiás.

Na versão GLS, a mais completa da época, o câmbio é automático de quatro marchas e há freios com ABS, air bags e ar-condicionado digital, coisas que não se encontra na versão GL manual. Com alguma sorte, você ainda conseguirá um carro 2010 com menos de 50 mil km e a garantia de 5 anos no fim.

Ford Eco Sport

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Antiga referência entre os SUVs compactos, o Eco Sport perdeu território para novos modelos este ano, mas isso não o desmerece como usado. A versão Freestyle 1.6 é a mais vendida e combina elementos estéticos, como as rodas cinzas, com bom pacote de equipamentos, que inclui até mesmo controles de estabilização e tração, auxílio de partida em rampa, além de ar-condicionado, direção elétrica e rádio com Bluetooth.

Honda CR-V

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O que não falta no CR-V é conforto e espaço, que quase se iguala ao de uma minivan. Mas é difícil até mesmo para o motor 2.0 a gasolina de 150 cv dar conta dos 1.595 kg do carro. A despeito do custo de manutenção maior se comparado com Civic e Fit, ele é igualmente confiável. O modelo 2011 é da geração anterior, mas o preço mais em conta, próximo dos R$50 mil, compensa. E é fácil encontrar um com menos de 50 mil km.

Renault Duster

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O desenho é bruto, o acabamento é simples, o isolamento acústico é ineficiente e a posição de dirigir é tão confortável quanto viajar de cavalo. O preço é modesto para um carro com dois anos de uso. A graça da versão Tech Road é a central multimídia MediaNav, além das rodas 16" cinzas e dos faróis com máscara negra. O motor 1.5 de 115 cv é suficiente para uso urbano e o consumo não foge á média do segmento.

Kia Sportage

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A nova geração do Sportage só chega em meados de 2016. Enquanto isso, o modelo 2012 continua atual. Foi o primeiro ano do motor 2.0 flex de 178 cv e da direção elétrica, sem contar que, se o usado estiver com todas as revisões feitas, ainda terá dois anos de garantia. Espaço interno não é o ponto forte do Kia por causa do caimento do teto, que termina prejudicando o espaço para a cabeça dos passageiros do banco de trás.

Toyota SW4

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É referência entre os SUVs a diesel e o favorito de quem procura um carro resistente para usar fora de estrada sem abrir mão de conforto, ainda que a suspensão seja bastante firme. Por isso , vende fácil e a desvalorização é relativamente baixa para o valor do carro (o 0 km ultrapassa R$200 mil). Para ser encontrado por menos de R$100 mil, é preciso buscar o modelo 2010. Ele é mecanicamente igual ao novo, mas tem design antigo. O desafio é encontrar um carro deste ano com menos de 100.000 km rodados. Se a manutenção estiver a dia, a chance de algo dar errado é pequena.

Mitsubishi ASX

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Com design dinâmico e dimensões compactas, o Mitsubishi ASX é interessante para quem quer um carro com posição de dirigir mais alta para andar na cidade. Na prática, é um bom crossover, que combina características de hatch médio com SUV. O motor 2.0 de 160 cv o torna ágil, enquanto o câmbio CVT garante suavidade. Os poréns são: espaço limitado no banco traseiro e porta-malas pequeno em comparação à média do segmento. As revisões programadas são feitas a cada 6 meses ou 10.000 km, mas são necessárias para manter a garantia de 3 anos.

Chevrolet Trailblazer

Lançado em 2012 para concorrer com o SW4, o Trailblazer tem a mesma mecânica da S10. Embora seja mais moderno, equipado e até mais espaçoso que o Toyota, é mais barato quando novo, e também usado. A partir de R$108 mil pode-se comprar uma 2012 com menos de 30.000 km e um ano de garantia. Outra vantagem está nas revisões com preço fixo: acontecem a cada 10.000 km e custam entre R$240 e R$1.700.

BMW X3

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O BMW X3 é daqueles carros que você admira de longe e não vê o quão perto pode estar. Um usado 2012 é encontrado a partir de R$110 mil com motor 3.0 seis cilindros - ou por menos, caso seja o 2.0 turbo de 184 cv. É um carro espaçoso, muito equipado e confortável, mais barato que um Hyundai IX35 completo. A má notícia é o valor da revisão, que ultrapassa facilmente a barreira dos R$3 mil. O seguro também é salgado.

Fiat Freemont

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Na prática, o Fiat Freemont é um Dodge Journey com motor 2.4 de quatro cilindros. O desempenho, logicamente, é inferior. Mas o câmbio automático de quatro marchas, usado até 2011, dificultava ainda mais a vida do motor ao puxar os 1.800 kg do modelo. Fora as soluções prosaicas: mesmo que você não precise da chave para entrar e dar partida no carro, terá de entregá-la ao frentista para poder abastecer.

Jeep Cherokee Sport

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O design quadradão não esconde nada. O Cherokee Sport é tão rústico quanto parece, e isso pode até ser legal para quem quer ter a experiência de dirigir um verdadeiro Jeep. O acabamento é de plástico duro e o único tecido está nos bancos. O espaço no banco traseiro é bom, mas não na dianteira por causa do largo console. É verdade que você vai se sentir melhor em um Jeep Renegade, mas o Cherokee tem motor V6.

Land Rover Discovery 4

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O Discovery representa um outro mundo de SUVs e é realmente caro. Em tudo. O desempenho do motor V6 combinado com o câmbio automático de oito marchas é irretocável. Nem parece que o inglês pesa mais de 2.500 kg. E há conforto para sete passageiros. Difícil é arcar com o seguro - em média, sai por R$18.500 - e o preço das revisões, que passam facilmente da casa dos R$ 3 mil. Peças nem sempre estão disponíveis para pronta entrega e são caras: a caixa de direção, por exemplo, custa R$20 mil sem mão de obra. Não é difícil entender porque tantos proprietários importam peças para seu carro.

Mitsubishi TR4

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O que o Pajero TR4 tem de pequeno, tem de valente. É um queridinho de quem gosta de curtir uma trilha nos fins de semana, sem abrir mão do uso do carro nos dias de semana, para ir ao trabalho. O tamanho pode parecer ideal para usar na cidade, mas o motor 2.0 de 140 cv combinado com o câmbio automático de quatro marchas não o torna nem um pouco ágil. Além disso, o consumo assusta: não passa muito dos 5 km/l com etanol em circuito urbano. O espaço no banco traseiro é mínimo e o porta-malas é pequeno para uma viagem com a família.

Volkswagen Tiguan

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O Tiguan nunca foi o popular da turma entre os SUVs. Mas a combinação do motor turbo 2.0 e o câmbio automático de seis marchas fazem dele o SUV ideal para quem gosta de guiar. A posição de dirigir é ponto forte. Destaque também para a tração integral 4-Motion, que segura o modelo nas curvas e dá segurança aos ocupantes. O consumo de combustível, por outro lado, aparece com frequência entre as reclamações.

Audi Q5

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Quando foi lançado em 2009, o Q5 partia de R$205.840. Com esse valor, dá para adquirir duas unidades 2010 e ainda sobra uma bela grana para o lanche. Desempenho, comportamento dinâmico com a tração integral e acabamento são pontos a favor. Já o consumo e a desvalorização jogam contra. Se você procura SUV de luxo, gosta de Audi e tem cerca de R$85 mil para gastar, o Q5 aparece bem na fita.

Hyundai IX35

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O Hyundai IX 35 chegou em 2010 para mexer no segmento. Estiloso, cheio de equipamentos e com preço competitivo, o SUV fez barulho. Mas a falta de computador de bordo e do terceiro cinto traseiro de três pontas são falhas inexplicáveis. A visibilidade atrás também é discutível. Quando passou a ser nacional, em 2013, perdeu muitos itens de série. Devido a isso, a boa safra é a de 2011, ainda importada da Coreia do Sul.

Suzuki Grand Vitara

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O Grand Vitara honra as tradições jipeiras da marca só no off road. A destreza fora de estrada é garantida pela tração integral com bloqueio do diferencial central, e pelo ângulo de ataque de 29°. Mas o motor 2.0 deixa a desejar, até nas trilhas. Tem torque de 18,7 mkgf só a 4.00 rpm. No asfalto, demora a embalar, prejudicado pela imprecisa caixa automática de 4 marchas. Tem espaço para 4 adultos e é bem equipado.

Volvo XC 60

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O primeiro carro do jogador Neymar preza pela segurança, como todos os carros da Volvo. Controles de tração e estabilidade, teto panorâmico e ar-condicionado são alguns destaques. Além de ser seguro e bem equipado, o XC 60 tem bom desempenho com motor 2.0 de 240 cv e um espaço interno bacana. É possível encontrar a versão Dynamic T5 2.0 por cerca de R$75 mil e com menos de 60 mil km. Segundo a marca, o XC 60 precisa de 8,1 segundos para sair da inércia e chegar a 100 km/h, chegando a 210 km/h de velocidade máxima. Nada mal para um SUV que não tem a finalidade de andar tão rápido.

Chevrolet Captiva

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Importada do México, a versão 2.0 Ecotec chegou para baixar o preço do Captiva, concorrer melhor com o Honda CR-V e reduzir os níveis de consumo. O motor ainda dava um bom desempenho ao modelo de quase 1.700 kg. O Captiva começou a vir com rodas cromadas, couro mais escuro dos bancos e luz do quadro de instrumentos azulada (antes âmbar). Transmissão automática, consumo e porta-malas são pontos fracos. O Captiva traz controle de tração, Isofix para cadeirinhas infantis e monitoramento da pressão dos pneus. O freio de estacionamento é eletrônico, igual ao do Jeep Renegade e Honda HR-V.

Ssangyong Korando

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O desconhecido Ssangyong Korando traz algumas qualidades, como o motor turbodiesel 2.0 litros e a suspensão traseira multibraço. A tração 4x4 é sob demanda, em que a forma só é enviada às rodas traseiras quando o sistema percebe perda de aderência nas dianteiras. A marca sul-coreana peca pelo número reduzido de autorizadas, manutenção extremamente cara e falta de confiança no produto.

Mercedes-Benz GLK 300

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A sigla GLK significa Geländewagen (veículo fora de estrada), Leicht (leve) e Kurz (curto). O SUV foi criado para transitar em ambientes urbanos, sem fazer feio no off-road. A suspensão tem sistema que controla o amortecimento de acordo com as condições do piso e o estilo de condução: mais rígidos no asfalto para garantir a dirigibilidade, e na terra permite maior suavidade para assegurar o conforto.

Toyota RAV4

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A quarta geração do RAV4 chegou em 2013 por R$96.900. Por esse valor, você encontra um seminovo com mais de 40 mil km. O SUV se vale da confiabilidade mecânica que a marca passa aos consumidores. Espaço interno e conforto são os seus pontos altos. A medição do consumo rendeu só nota C no Programa de Etiquetagem Veicular do InMetro. O interior tem acabamento espartano, mas a qualidade de montagem é boa.

BMW X1

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Um crossover travestido de SUV - ou Sport Activity Vehicle (SAV), como gosta de chamar a BMW. O X1 2013 alia a tradicional tração traseira com um motor 2.0 turbo de 184 cv na versão sDrive20i, além da pompa da marca. Desempenho e dinâmica são os pontos fortes. O câmbio automático de 8 marchas também executa bem o trabalho. Para economizar combustível, o modelo tem sistema start/stop.

Porsche Cayenne

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Ter um Porsche é sonho de qualquer amante de carro. Mesmo que seja um Cayenne (não considerado por muitos como um autêntico modelo da marca). O SUV é primoroso no acabamento e ainda ostenta um belo motor V6 de 300 cv para empurrar as mais de duas toneladas. Com cerca de R$170 mil, é possível adquirir uma versão Sport com menos de 40 mil km rodados. O entre-eixos de 2,90 m propicia amplo espaço interno para os ocupantes do banco de trás. O consumo de menos de 6 km/l na cidade não deve ser um empecilho para quem quer esbanjar por aí. O seguro passa dos R$20 mil.

Subaru Forester

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O desenho não empolga, e a rede é pequena. Mas a Subaru consegue aliar a boa reputação dos japoneses com empolgação. Mesmo com o motor aspirado de 160 cv, o SUV tem desempenho eficiente e comportamento de sedã. Mérito da tração integral, por acoplamento viscoso, que vai bem na terra e no asfalto. O câmbio automático de 4 marchas é impreciso, mas há opção de mudanças sequenciais e boa força para retomadas a 3.000 rpm. A direção elétrica é leve, mesmo em altas velocidades. O Forester tem ar automático, retrovisores com desembaçador, som e chave com controle remoto.

Jeep Grand Cherokee

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A linha 2011 estreou o motor Pentastar V6 com câmbio automático de 5 marchas. Faz 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, só que as retomadas são prejudicadas por imprecisão da caixa entre a terceira e a quarta. A tração integral sob demanda é o ponto alto. O espaço é generoso para 5 ocupantes. Acima de 100 km/h, há imprecisão na comunicação entre volante e rodas, e o SUV tem consumo sofrível (5,6 km/l).

Range Rover Sport

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O motor V6 de 245 cv tem força nas arrancadas e ultrapassagens, com torque de 60 mkgf disponível nas 2.000 rpm. Sobra espaço dentro do SUV, e as versões HSE têm sensor de ré, além de bancos de couro, controle de tração e GPS. Andar na terra é fácil com o Terrain Response, que adapta o 4x4 ao tipo de piso e à inclinação. Em altas velocidades, passa a sensação de flutuação acima dos 110 km/h. A revisão pode passar de R$3 mil.

Dodge Journey

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Com motor Pentastar V6 de 280 cv casado com a caixa de 6 marchas, tem bom desempenho (0 a 100 km/h em 8,7 segundos). Embora equilibrado, o jeito molenga nas curvas continua. A versão R/T tem 7 lugares e é bem equipada: teto solar, sistemas MyGig com GPS e câmera traseira, retrovisor eletrocrômico, etc. Motorista dispõe de bom espaço e, na fila do meio, três adultos vão sem apertos - os banquinhos de trás são para as crianças.

Kia Sorento

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Com 4,68 m, o SUV coreano tem como apelo o conforto. Os bancos abraçam motorista e carona, e o Sorento leva bem os 5 ocupantes - as versões 3.5 têm 7 lugares, mas só crianças vão na terceira fila. O acabamento abusa do plástico e da simplicidade. O V6 bebe 7 km/l e tem desempenho apenas competente (0 a 100 km/h em 8,1 segundos), sem arrojo. Ao menos, roda suave e o isolamento acústico é eficiente.

BMW X5

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O seis cilindros em linha de 231 cv de potência é o destaque desta segunda geração do SUV. As saídas de semáforo são ligeiras (0 a 100 km/h em 8 segundos) e dentro você tem o requinte no acabamento e o conforto que se espera da marca. Nas curvas, nem parece que se está em um utilitário esportivo, tamanha a estabilidade. Só que a suspensão firme sofre um pouco nos buracos e filtra mal as imperfeições da pista. O X5 tem bancos de couro, piloto automático e teto solar, e é possível encontrar versões com GPS. Dentro, o espaço é até generoso: acomoda bem motorista, carona e 3 adultos atrás.

Mitsubishi Outlander

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A linha 2012 trouxe o motor 2.0 e tração dianteira para a linha Outlander. Os 160 cv até dão algum ímpeto ao utilitário esportivo, mas o câmbio CVT (continuamente variável) trava o desempenho - 0 a 100 km/h se dá em 10,4 segundos. As dimensões enxutas ajudam a deixar o SUV sempre na mão, seja em curvas ou altas velocidades. O espaço é apenas razoável, assim como a posição de dirigir. Pelo menos, tem itens de série interessantes, como seis air bags, teto solar, sensores de estacionamento, luminosidade e de chuva.

Audi Q3

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Mesmo com 170 cv, o Q3 é esperto. Arranca bem, o câmbio de dupla embreagem faz mudanças rápidas e precisas, e o turbo entra com vontade quando se pisa fundo. Com a tração integral quattro, nas curvas o modelo é o equilíbrio em aço e alumínio. O espaço para motorista é limitado e o túnel da transmissão alto atrapalha um quinto elemento. A Attraction peca pela falta de itens, como ar bizona, câmera de ré e GPS.

Volkswagen Touareg

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O motor V6 de 280 cv do SUV é voluntarioso (0 a 100 km/h em 7,8 segundos), e tem força em baixos giros: 36,7 mkgf de torque a 2.900 rpm. Os 2,89 m de entre-eixos dão espaço para 3 adultos no banco de trás. O Touareg traz controles de estabilidade, faróis de xenon, câmera de ré, sensores dianteiros, banco do motorista elétrico e GPS. Você consegue achar unidades com controle de cruzeiro adaptativo, que freia o Volkswagen sozinho.

Hyundai Santa Fe

Com o V6, o SUV de 1.839 kg tem disposição e faz de 0 a 100 km/h em 8 segundos. As ultrapassagens são comprometidas pelo torque de 34 mkgf a tardios 4.800 rpm, e pelo câmbio de 6 marchas. O equilíbrio também não é lá essas coisas: o Santa Fe quica muito. O trunfo é o espaço (tem versões com 7 lugares) e o recheio, com controles de estabilidade e de descida, ar automático com duas zonas, GPS e banco elétrico.

Land Rover Freelander

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O turbodiesel foi a surpresa na linha 2011. Com torque de 42 mkgf já nas 1.750 rpm, o Freelancer é valente para encarar pisos menos aderentes. Motorista fica com pernas e ombros à vontade e, atrás, cabem dois adultos e uma criança. Decepciona pelas peças de plástico no acabamento. Alto (1,83 m e 21 cm de vão livre), costuma quicar nos buracos e valetas. A HSE tem faróis de xenon, GPS e controles de estabilidade.

Ford Edge

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Confortável, espaçoso e gostoso de dirigir, o SUV importado do Canadá sempre assustou pelo preço e pelo tamanho. Contudo, o motor V6 de 289 cv de potência move os 2.074 kg do bichão com certa destreza (0 a 100 km/h em 9 segundos). Poderia ser melhor se a caixa de seis marchas não fosse tão indecisa, principalmente nas retomadas de velocidade. A versão Limited é completa, com seis air bags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, câmera de ré, sensor de monitoramento dos pneus, banco do motorista elétrico, GPS, entre outros.