15 de Março de 2016 Um carro perde valor de revenda quando passa a ser fabricado no Brasil?
Dicas

Um carro perde valor de revenda quando passa a ser fabricado no Brasil?

por Eduardo Ruano

um carro perde valor de revenda quando passa a ser fabricado no brasil-_main

Muitas pessoas ainda torcem o nariz ao ouvir falar de nacionalização, que, mais recentemente, aconteceu com o novo Volkswagen Golf e, ao longo do último ano, modelos como Audi A3 Sedan e VW Jetta. O medo é que a qualidade de produção caia e, por consequência, o preço na hora da revenda também.

É normal se preocupar com o índice de depreciação de um carro novo na hora de comprá-lo, mas Milad Kalume, gerente de desenvolvimento de negócios da Jato do Brasil, explica que a nacionalização de um veículo não influencia no seu valor de revenda. "Depende muito mais das condições do próprio veículo, como seu estado de conservação e opcionais disponíveis, e do momento do mercado. Se um carro está em alta e agrada ao consumidor, invariavelmente será revendido por um preço mais alto", diz ele.

No entanto, se um modelo antes importado sofrer qualquer tipo de mudança com a nacionalização, como passar a ser equipado com um motor menos potente ou um câmbio diferente, por exemplo, aí sim pode ser vendido a um valor mais baixo no futuro. Mas Kalume garante que "isso quase nunca acontece, porque as montadoras tendem a manter o mesmo padrão de produção em todas as suas fábricas".

Como funciona a desvalorização?

O índice de depreciação de um veículo usado não se relaciona somente ao ano em que foi produzido ou seu tempo de utilização. Os quilômetros rodados, os acessórios nele inclusos, sua cor e fatores como o lançamento de novas versões do mesmo modelo, ou uma eventual retirada de linha, por exemplo, também influenciam no seu valor de revenda.

De forma geral, os automóveis populares tendem a desvalorizar menos que os de luxo, justamente por servirem a um número maior de consumidores. A lei de oferta e demanda também se aplica às picapes e aos SUVs, que perdem valor mais rápido do que os carros comuns.

A "boa fama" dos veículos importa. "Se o modelo se destaca no mercado há um tempo, provavelmente será revendido com mais facilidade e por um preço maior", finaliza Kalume.

*Via