18 de Março de 2016 Freio autônomo será item de série nos EUA
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Freio autônomo será item de série nos EUA

por Eduardo Ruano

Enquanto o Brasil tornou obrigatório o controle de estabilidade em todos os carros vendidos aqui até 2022, os Estados Unidos já terão a frenagem autônoma de emergência, um equipamento de série nos carros, até lá.

Ainda não se trata de uma lei promulgada pelo congresso americano, mas a agência nacional de segurança viária dos EUA (NHTSA, na sigla em inglês) anunciou que firmou um acordo com 20 fabricantes de carros (representam mais de 99% da frota) do país para fazer com que o recurso esteja presente em todos os veículos de passeio vendidos a partir de 2022.

Segundo o comunicado da NHTSA, "a frenagem autônoma de emergência (FAE) ajuda a prevenir ou reduzir a severidade de acidentes ao atuar nos freios para o condutor".

A tecnologia exigida no pacto entre a agência e as fabricantes prevê a paralisação total do veículo na iminência de um acidente em que o motorista não reage a tempo, dentro de um limite de velocidade (que geralmente é em torno de 50 ou 60 km/h), ou seja, trata-se de um sistema mais avançado do que o recurso de alerta de colisão ou a pré-carga nos freios para diminuir o tempo de reação do condutor (mas que não chega a frear o carro totalmente, conforme existe em alguns modelos).

A agência de segurança estima que o acordo acelere a instalação da FAE em três anos, comparado ao tempo que levaria caso o trâmite de obrigatoriedade seguisse os rituais regulatórios burocráticos da legislação americana. Com isso, a agência afirma, nesses três anos "extras" de vigência da tecnologia de segurança, cerca de 28.000 acidentes serão evitados e por volta de 12.000 lesões.

O pacto com a NHTSA envolve as seguintes companhias (e suas respectivas marcas): BMW, Fiat Chrysler Automobiles, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Jaguar Land Rover, Kia, Mazda, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Subaru, Tesla, Toyota, Volkswagen e Volvo.

"Com o número de acidentes aumentando, o acordo firmado tem o potencial de salvar mais vidas do que praticamente qualquer coisa que poderíamos conseguir nos próximos 6 anos", comemorou Deborah Hersman, presidente e CEO do Conselho Nacional de Segurança dos EUA.

Oportunidade para mais tecnologia

Com a adoção da FAE como item de série nos carros de passeio vendidos nos EUA, surge a oportunidade das marcas investirem em mais tecnologias de condução semi-autônomas em modelos de segmentos mais populares. Isso porque o conjunto de câmeras, sensores ou radares que possibilitam a frenagem de emergência, podem ser ampliados para outros recursos, como piloto automático adaptativo, assistente de manutenção á faixa, câmera 360°, assistente de estacionamento autônomo, etc.

Atualmente, este nível de equipamentos só é encontrado em carros a partir de hatches e sedãs médios.

Segurança no Brasil

O Brasil já tornou obrigatória a presença do controle eletrônico de estabilidade até 2022 (2020 para carros novos). Hoje, apenas o airbag duplo e freios ABS são leis.

Como é possível perceber, ainda há um caminho longo para equipararmos o nível de segurança dos nossos carros com os vendidos nos Estados Unidos ou na Europa. No velho continente, por exemplo, as agências de segurança já pensam em como regulamentar e exigir das fabricantes a comunicação veículo a veículo.

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