Talvez você já tenha escutado alguém dizer que, assim que o carro cruza a porta da concessionária, ele já perde pelo menos 10% do seu valor. Bom, não é o que acontece com alguns carros desta lista, como o Chevrolet Onix. Com uma depreciação de apenas 7,6% em um ano, o modelo é o campeão do Prêmio Valor de Revenda 2015, da agência AutoInforme.
A premiação está em sua segunda edição, mas o estudo de depreciação dos veículos é realizado há 11 anos pela AutoInforme. No ano passado, o Chevrolet Onix também ficou na primeira colocação do ranking, com uma desvalorização de 8,5%.
O levantamento mostra a depreciação dos veículos a partir da comparação do preço médio anunciado para venda de um determinado modelo zero quilômetro em agosto de 2014, e o preço médio de anúncio do mesmo carro em agosto de 2015, após um ano de uso. Os valores são retirados da Tabela Molicar, que mostra a média dos preços anunciados para venda no mercado.
Foram incluídos no ranking os 140 veículos mais vendidos do Brasil. Os carros que tiveram grandes modificações nos últimos 12 meses foram excluídos do estudo, para que a comparação não comprometesse o resultado.
A depreciação de um bem varia em função da oferta e da demanda. Assim, quanto mais procurado é um carro, menos valor esse perde. Por isso, os modelos que menos se depreciam costuma ser os mais populares, já que eles são revendidos com mais facilidade.
Alguns modelos mais sofisticados também podem aparecer entre os menos depreciados quando, por questões pontuais, como a falta do produto no mercado, têm uma oferta reduzida e alta demanda, o que mantém seu preço próximo ao valor pago pelo comprador inicialmente.
De acordo com Joel Leite, idealizador do prêmio e diretor da agência AutoInforme, a demanda por um determinado modelo depende de vários fatores, como: o tamanho do carro, sua categoria, a presença da montadora no mercado, sua rede de revendedores, o cuidado que a marca tem com o pós-venda e a aceitação do carro pelos consumidores.
O nível de desvalorização do veículo pode ser um importante critério de desempate na hora de escolher qual modelo comprar, já que ele mostra se será fácil revender o carro futuramente, e se o proprietário vai perder muito dinheiro com ele caso resolva passá-lo adiante.
A seguir, veja quais são os 30 carros que menos de desvalorizam após um ano de uso:
1° – Chevrolet Onix
Desvalorização em um ano: -7,6%
2° – Hyundai HB20
Desvalorização em um ano: -8,0%
3° – Ford Fiesta
Desvalorização em um ano: -8,1%
4° – Renault Sandero
Desvalorização em um ano: -8,2%
5° – Volkswagen up!
Desvalorização em um ano: -8,3%
6° – Fiat Palio
Desvalorização em um ano: -8,4%
7° – Fiat Punto
Desvalorização em um ano: -8,4%
8° – Toyota Etios
Desvalorização em um ano: -8,5%
9° – Volkswagen Fox
Desvalorização em um ano: -8,8%
10° – Ford Ka
Desvalorização em um ano: -8,9%
11° – Volkswagen Gol
Desvalorização em um ano: -9,0%
12° – Hyundai HB20S
Desvalorização em um ano: -9,1%
13° – Peugeot 208
Desvalorização em um ano: -9,4%
14° – Fiat Uno
Desvalorização em um ano: -9,5%
15° – Fiat Strada
Desvalorização em um ano: -9,6%
16° – Citroën C3
Desvalorização em um ano: -9,7%
17° – Ford Ka+
Desvalorização em um ano: -9,9%
18° – Volkswagen Golf
Desvalorização em um ano: -10%
19° – Chevrolet Prisma
Desvalorização em um ano: -10,2%
20° – Toyota Etios Sedã
Desvalorização em um ano: -10,2%
21° – Volkswagen Saveiro
Desvalorização em um ano: -10,3%
22° – Volkswagen Voyage
Desvalorização em um ano: -10,5%
23° – Chevrolet Celta
Desvalorização em um ano: -10,7%
24° – Renault Logan
Desvalorização em um ano: -10,7%
25° – Chevrolet Agile
Desvalorização em um ano: -10,9%
26° – Nissan March
Desvalorização em um ano: -10,9%
27° – Fiat Siena
Desvalorização em um ano: -10,9%
28° – Chevrolet Montana
Desvalorização em um ano: -11%
29° – Honda New Fit
Desvalorização em um ano: -11,1%
30° – Chevrolet Classic
Desvalorização em um ano: -11,2%