29 de Março de 2016 Saiba como minimizar a depreciação do seu carro na hora da venda
Mercado

Saiba como minimizar a depreciação do seu carro na hora da venda

por Eduardo Ruano

Mesmo quem nunca trabalhou no comércio, possivelmente, já precisou negociar algo. Quando o objeto de venda é um carro, então, fazer um bom negócio é uma arte. A não ser que você seja um revendedor, é quase inevitável perder algum dinheiro em relação ao que foi pago pelo carro no passado. Portanto, o ideal é minimizar esse déficit.

O desafio começa quando você se depara com inúmeros carros iguais ao seu. Como ganhar destaque? Aqui vão algumas dicas para valorizar sua caranga. Mas, atenção: se você espera ler dicas para omitir problemas ou fazer coisas erradas, não prossiga. Lembre-se que um bom negócio tem que ser bom para os dois lados.

Tudo começa pelo óbvio, que é manter a manutenção do carro em dia. Não só porque vai te ajudar no momento da venda, mas também por questões de segurança. Trocas de óleo e filtros, revisão de freios, pneus, suspensão, embreagem, velas, correias e mais uma lista interminável que deve ser seguida de acordo com o intervalo de substituição que estão no manual do proprietário.

Guarde os comprovantes dos serviços e dos carimbos no manual (quando a revisão for feita em concessionária). Sem eles, será difícil convencer alguém sobre o que foi feito.

É mais barato manter o carro em dia do que fazer tudo de uma vez para passá-lo adiante. O investimento em uma suspensão nova, por exemplo, dificilmente será recuperado. Diferentemente de um novo jogo de pneus, que chama a atenção e valoriza o carro a ponto de recuperar o valor investido.

Pequenas raladas nos para-choques são toleráveis, e só vale a pena repará-las se a peça já não estiver com a pintura original. Se a pintura for original, deixe a ralada lá e valorize o fato de o carro nunca ter sido pintado (um indicador de que não foi batido).

Já coisas mais pesadas, como amassados ou danos causados por granizo, devem ser arrumadas para não espantar compradores. No dia em que for mostrar o carro para um interessado, passe num lava-rápido antes ou, no mínimo, dê uma ducha de posto. Mostrar o carro sujo demonstra desrespeito pelo interessado. Você compraria uma roupa suja?

Para muitos, o interior do carro é mais importante que o exterior, pois é lá que as pessoas estão. Se você é fumante, tem obrigação de fazer uma higienização interna para minimizar o cheiro de cigarro.

Todos os equipamentos devem estar funcionando perfeitamente, principalmente o ar-condicionado. Peças de acabamento quebradas são problemas fáceis de resolver. Vale investir em substitutas, a fim de apresentar um interior íntegro.

Tomando esses cuidados, o próximo passo é dos mais importantes: anúncio. É essencial que esse anúncio tenha fotos de qualidade no modo horizontal (paisagem), e mostrem todos os ângulos da parte externa do carro, painel e bancos, de preferência num local aberto e com iluminação natural. Se não quer mostrar a placa, use um editor de imagens para ocultá-la, mas deixe ao menos as letras e o último número à mostra. Nada de fotos cortadas que mostrem mais o fundo do que o carro.

Descreva bem seu veículo e valorize os opcionais e diferenciais nele. Informe a situação da documentação do carro e o nome da seguradora, caso esteja coberto por alguma.

Não crie revisões que não foram feitas, nem coloque uma quilometragem bem abaixo da real para chamar a atenção. Estude o preço de tabela do seu carro no site da Fipe (lembrando que a referência de ano é sempre a do modelo, e não a de fabricação), e também o preço de similares anunciados. Peça um valor dentro da realidade desse mercado e esteja aberto a ofertas.

O que não faltam são classificados de todos os tipos na internet: gratuitos, pagos, regionais, especializados, entre outros. Se achar que os interessados não estão aparecendo, avalie se não há algo errado - como preço fora do mercado - e só depois pense em investir nos anúncios pagos, que passam mais credibilidade e visibilidade.

Por último, se a ideia é vender o carro para revendedores, não se preocupe com os cuidados acima. Acontece que eles vão desvalorizar o carro de qualquer jeito, mesmo que o veículo esteja impecável. Os avaliadores são treinados para ver o que tem por baixo da sujeira, e sabem que o gasto para dar um banho de loja será pequeno perto do lucro que o carro vai trazer para a empresa. De qualquer forma, os revendedores têm papel importante, principalmente quando há urgência na venda do carro.

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