31 de Março de 2016 Salão do Automóvel 2016 acontecerá em setembro no São Paulo Expo
Notícias Kyb

Salão do Automóvel 2016 acontecerá em setembro no São Paulo Expo

por Eduardo Ruano

Realizado no Pavilhão do Anhembi de Exposições do Parque Anhembi desde 1970, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo tem novo destino confirmado para sua 29ª edição, que acontece entre os dias 10 e 20 de novembro: o São Paulo Expo, conhecido como antigo Centro de Convenções Imigrantes, localizado na zona sul da cidade.

O Anhembi, segunda sede do evento – que nasceu em 1960 em outro parque paulista, o do Ibirapuera – acaba de ser substituído por um espaço mais moderno e com infraestrutura mais adaptada ao público, de acordo com a empresa promotora do evento desde 2007, a Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Paulo Octávio Pereira de Almeida, vice-presidente da empresa, explica que a mudança atende solicitações antigas dos próprios frequentadores. "Em nossas pesquisas, sempre apareciam pedidos de itens como ar-condicionado, por exemplo", afirma.

A falta do equipamento era agravada pelos aparatos tecnológicos das próprias montadoras, como os usados para iluminação, por exemplo, que tornavam o ambiente ainda mais quente e pelo fato das visitas serem longas, com duração média de 4 horas.

"Entre 30% e 35% dos nosso frequentadores vêm de outros Estados e escolhem um dia para visitar a mostra, por isso, o tempo de permanência é alto. Nesse cenário, a infraestrutura assume uma importância enorme", explica.

A Reed Exhibitions garante que para o Salão Internacional do Automóvel, todo o São Paulo Expo, cuja área de exposição é de 90 mil km² (bem parecido a do Anhembi, com 85 mil m²) será climatizado.

A localização do espaço, a 800 metros da estação Jabaquara do metrô, e uma área maior para estacionamento, com capacidade total para 6 mil veículos, sendo 4,5 mil delas cobertas, são outras vantagens apontadas pela organizadora do evento no novo local.

Além das mudanças de infraestrutura, para esta 29ª edição do salão estão sendo anunciadas novidades na própria organização do evento. "Nossa meta é vender antecipadamente 70% do total de ingressos (em 2014 foram 30%) e para 2018 muito provavelmente nem teremos bilheteria no local", diz Almeida.

Sem dar detalhes, a organizadora afirma que estão previstas campanhas nas redes sociais – no Facebook, o Salão do Automóvel possui 300 mil fãs – além de facilidades como uma ação com aplicativo Waze para que o visitante encontre o local digitando no aplicativo de geolocalização apenas o nome 'Salão do Automóvel 2016'.

A interação do público com os automóveis por meio de test drives oferecidos pelas marcas também tende a aumentar. "Queremos mais que dobrar os 18 mil testes feitos em 2014 e chegar a 40 mil. A maior capacidade do estacionamento nos permite fazer isso", diz o vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado. Hoje, sete montadoras já estão confirmadas, e a expectativa da organizadora é chegar a 15 marcas no total.

Questionado sobre a repercussão da mudança de local do evento para as montadoras, Almeida afirma que o movimento, discutido com todos os envolvidos, foi bem aceito. "Um fator positivo é que aumentamos o intervalo do evento em relação ao Salão de Paris, o que dá mais tempo para as empresas trazerem seus lançamentos", diz.

Até o momento, 27 marcas expositoras confirmaram presença, e a expectativa é chegar a 35 no total, repetindo os 547 veículos expostos da última edição. Em relação ao público, são esperadas as 750 mil pessoas registradas na última edição.

*Via