01 de Abril de 2016
Notícias Kyb

Mais de 50% dos novos carros vendidos no Reino Unido têm tecnologias autônomas

por Eduardo Ruano

mais de 50 por cento dos novos carros vendidos no Reino Unido tem tecnologias autonomas_main

Se os veículos totalmente autônomos ainda devem demorar uns anos para começarem a circular normalmente nas ruas, as tecnologias autônomas de segurança já são uma realidade.

Um levantamento feito no Reino Unido pela Sociedade de Produtores e Comerciantes de Motores (SMMT) e a Jato Dynamics mostra que mais de 50% dos carros vendidos ano passado no país possuíam algum tipo de sistema de assistência ao motorista.

58,1% dos automóveis comercializados, por exemplo, contam com sistema de alerta de colisão. Um salto grande de 5 anos atrás, quando o número era de apenas 6,8%. Já 39% dos carros saíram da concessionária com frenagem autônoma (que até 2022 deve estar presente em todos os novos modelos nos EUA). E 18% não precisaram pagar a mais por isso, uma vez que a tecnologia já era item de série. Controle de cruzeiro e monitor de pontos cegos estão presentes em quase 32% dos veículos.

"Modelos totalmente autônomos ainda estão longe do uso diário, mas essas informações revelam que tecnologias autônomas avançadas já estão na maior parte dos novos carros. Carros autônomos e conectados transformarão nossa sociedade, aumentando segurança e reduzindo trânsito e emissões", disse Mike Hawes, diretor executivo da SMMT.

Segundo dados do SMMT, os autônomos tem o potencial de reduzir em 25 mil o número de acidentes por ano no Reino Unido até 2030. "Além de melhorar a segurança, esses carros também oferecem a possibilidade de reduzir o estresse produzido pelo trânsito, dando aos motoristas mais tempo livre e oportunidade de serem mais produtivos". O estudo estima que o simples fato de permitir que os condutores façam outras atividades nesse tempo pode salvar 40 milhões de libras aos consumidores.

A divulgação dos resultados vem acompanhada de outras mudanças em tornar autônomos uma realidade no Reino Unido. Uma mudança na legislação agora permite que donos do Tesla Model S possam usar a configuração "Summon", em que o carro consegue entrar e sair da garagem por conta própria. O sistema já era liberado nos Estados Unidos.

Em março, o governo também anunciou, na apresentação do orçamento, que modelos totalmente autônomos serão testados nas estradas locais em 2017 para ajudar o país a "liderar o mundo em novas tecnologias e infraestrutura". O chanceler do Tesouro George Osborne ainda disse que "os carros sem motoristas podem representar a mudança mais fundamental para os transportes desde a invenção do motor de combustão interna". Os testes serão custeados em parte pelas 100 milhões de libras previstas para o fundo de mobilidade.

*Via