por Eduardo Ruano
Esse foi um dos carros que mais gerou comentários no Salão de Nova York. Os designers das montadoras odeiam os carros conversíveis, um verdadeiro pesadelo.
Segundo eles, o carro fica bonito ou de capota aberta ou fechada. E para piorar, quando está aberta, come metade do porta-malas. A Mazda resolveu esse dois problemas. O carro ficou muito irado nas duas configurações. Quando fechado, parece um pequeno e agressivo cupê; quando aberta, um belo esportivo.
Essa máquina de corrida de rua nunca nos deixa desapontados. Nessa nova versão, o bicho continua sendo um canhão, com mais conforto. Os assentos usam couro tipo Nappa, o sistema multimídia possui tela maior e é mais simples de operar. O motor ganhou mais potência, indo para 573 cv. A Nissan acertou em duas coisas: 1) não fazer revoluções no GT-R, e sim evoluções; 2) eles vão trazer esse carro para o Brasil.
Se você conhece o Honda NSX, te apresentamos seu demoníaco irmão do mau, o NSX GT3. As várias entradas de ar espalhadas pela carroceria e a enorme asa traseira já deixam claro que esse carro é o sonho daquela turma que gosta de fazer corridas ilegais nas ruas da cidade. O NSX usa o mesmo motor base da sua versão de rua, um V6 bi-turbo de 3,5 litros que produz 500 cv. A versão de pista vai acrescentar muitos pôneis para dentro desse motor. O NSX tem transmissão sequencial de 6 velocidades, que manda potência apenas para as rodas traseiras.
Geralmente, a versão cupê de um superesportivo faz mais sucesso que a conversível, mas esse Audi Spyder fez várias pessoas reverem seus conceitos. O recém-lançado R8 cupê recebeu essa nova e nervosa versão conversível com capota de tecido. Vamos aos números? Motor V10 que despeja 540 cavalos nas quatro rodas, máxima de 316 km/h e 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. A capota se recolhe em 20 segundos e esse mecanismo pode ser acionado com o carro andando até 50 km/h.
Se você é ou quer ser um bad boy, esse é seu carro. O novo ZL1 é o Camaro mais potente já fabricado, com um motor V8 de 649 cv. Além da versão de 6 marchas manuais, este Camaro é o primeiro carro da Chevrolet a oferecer uma transmissão automática de 10 velocidades. O ZL1 entrega potência crua de sobra, com conforto. Seu acabamento é refinado com pacote completo de itens tecnológicos.
Esse não é um Mustang qualquer. E também não é um Shelby qualquer. Esse super carro é a terceira geração de um programa desenvolvido em 1966 entre a Ford e a locadora Hertz, para dar acesso ao público em geral a carros de corrida de altíssimo desempenho. Esse é um carro que se pode alugar. Apenas 1.000 serão construídos. Seu motor é um V8 de 5 litros que produz 438 cv, levando o carro de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
Qualquer frase que contenha as três letras "AMG" deve ser lida com atenção e respeito. Essa é uma empresa vinculada à Mercedes-Benz que prepara seus carros e os deixa na condição de demoníacos. Essa C63 confirma essa regra. As grandes tomadas de ar dianteiras, capô de perfil mais alto, para-choques largos e difusores de ar, lhe dão um ar muscular de quem está pronto para encarar uma confusão. Seu V8 bi-turbo de 4 litros produz 503 cv, levando o carro de 0 a 100 km/h em 4 segundos, e a máxima de 328 km/h. Transmissão automática de 7 velocidades. Difícil entrar num carro desses e não fazer uma besteira em altíssima velocidade.
Cadê aquela transmissão 100% manual do meu Porsche? Aqui. Comemorando o sucesso que o 911R teve nas corridas nos anos 60, a Porsche decidiu fazer uma edição limitada de 991 carros sem opção de câmbio automático. Seu motor é o mesmo do GT3 RS, um aspirado de seis cilindros com 4 litros, gerando 500 cv e levando o carro de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Máxima de 323 km/h.
Parece que a Jaguar está séria na sua vontade de entrar no mundo dos super carros de alto desempenho. E parece que acertaram em cheio. O SVR é um gato selvagem bem nervoso que corre a 360 km/h com direito a asa traseira móvel. Seu motor é um V8 sobrealimentado de 5 litros que produz 575 cv e leva o carro de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Nada mal para uma marca de carros clássicos. Aliás, pode contar com todo conforto e tecnologia de um Jaguar clássico neste SVR.
Então, você gosta de avaliar os mega carros pelo tamanho de seu estábulo? Que tal 1.500 cv? É isso que o Koenigsegg Regera produz com seu V8 de 5 litros em conjunto com seus outros três motores elétricos, levando-o de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e a máxima de 410 km/h, e tudo isso sem câmbio! Seu sistema de transmissão é direto, dispensando a alavanca de câmbio, o sistema comum de transmissão e engrenagens.