Empresa sueca cria caminhão 100% elétrico e autônomo

15225655352000

A empresa Einride, que foi fundada em 2016, é uma startup especializada em criar veículos autônomos e conhecida pela criação do veículo para operação totalmente autônoma e remota, o T-pod.

No último dia 12 de julho, ela anunciou o lançamento do T-log, que seria a evolução do T-pod.
Esse novo veículo é muito mais capacitado que o outro, porque além de ser dotado de capacidade para enfrentar ambientes ruins, como estradas de terras e sem sinalizações, ele ainda leva uma capacidade de carregar 16 toneladas de carga. Consegue imaginar?
O T-log usa uma plataforma chamada Drive Unit da NVIDIA, que dá acesso a dados de tráfego em tempo real. Isso ajuda, por exemplo, o planejamento de rotas para evitar engarrafamentos. Garante um nível 4 de automação.
Para entender melhor a situação, carros da Uber e da Tesla, possuem o nível 2 na escala que vai de 0 a 5.
Esse fato que citamos, pode ajudar o veículo a otimizar o uso energia, que consequentemente irá entregar uma boa autonomia.

16113607037505-t1200x480

E se caso der algum defeito?

Se isso acontecer, e o caminhão não conseguir se movimentar de forma automática, aí será necessário uma intervenção humana. Porém, esse profissional poderá operar o caminhão remotamente com o uso de dados móveis, mesmo estando bem distante dele.

E agora?

Tudo indica que a indústria que mais usará esse novo método será o setor de caminhões.

O que será dos caminhões tradicionais?

Fica o medo no ar, porque o desfalque será grande na força de trabalho, além disso são quase 2 milhões de caminhões circulando nas estradas brasileiras.
A previsão é somente para 2030, sendo que 50% a 70% dessas ocupações tradicionais poderão se tornar antiquadas nos Estados Unidos e na Europa. Como vivemos num mundo globalizado, a tendência é não ser muito diferente em outros países, incluindo o Brasil.
A empresa sueca espera que o T-log esteja no mercado e operando nas vias públicas em 2020.

Gostou? Achou interessante esse novo conceito? Vai ser útil para as empresas e tráfego? Comente e deixe a sua opinião.

#Precisãopravocê

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*