21 de Setembro de 2015 10 vícios de direção que danificam seu carro
Dicas

10 vícios de direção que danificam seu carro

por Bruno

1. Circular com o tanque na reserva de combustível

Rodar com o combustível na reserva com frequência pode levar ao entupimento dos bicos de injeção ou sobrecarga prematura do filtro de combustível. O motivo é que o combustível, mesmo filtrado, acaba acumulando impurezas que se decantam no fundo do tanque e que podem ser puxadas pela bomba de combustível e entupir componentes do sistema quando há muito pouco combustível no reservatório.

A bomba de combustível fica imersa no tanque e troca o calor gerado por seu funcionamento com o próprio combustível. Rodar com o tanque em nível muito baixo dificuldade essa troca de calor e pode levar à queima da bomba.

Lembrando também que, caso seu carro pare por falta de combustível, você estará cometendo infração média, sendo passível de multa e penalização de quatro pontos na carteira.

2. Rodar com o carro desengatado

Muita gente acredita que rodar com o carro no ponto morto economiza combustível. Mas o que acontece é justamente o contrário. Quando você retira o pé do acelerador e coloca o carro em ponto morto – ou mantém a embreagem acionada – o sistema de injeção entende que o carro está em marcha lenta e injeta mais combustível. Entenda: em uma marcha com alta rotação, o carro consome menos pois a inércia ajuda a mover o veículo. Em marcha lenta, quase 100% do movimento do carro ocorre exclusivamente através da impulsão do motor e da queima do combustível.

No caso da descida de uma serra, a prática da “banguela” também sobrecarrega os freios. Opte por descer serras sempre engrenado.

3. Descansar o pé na embreagem

Descanse os pés no assoalho do carro. Apenas pousar o pé na embreagem pode ocasionar o afastamento do platô do disco de embreagem , causando atrito entre as duas peças, superaquecimento e consequente desgaste desnecessário do disco.

4. Conduzir com o carro sobrecarregado

Conduzir o carro sobrecarregado de carga e passageiros força o motor, aumenta o consumo de combustível e agride o sistema de suspensão dos carros, projetado para rodar dentro do limite de peso especificado no manual. Os freios também são exigidos além do normal e a vida útil do sistema pode se abreviar.

5. Segurar o carro em aclives somente com a aceleração

Manter o carro parado com a ajuda do motor, controlando o veículo usando apenas acelerador e embreagem prejudica, e muito, o sistema de embreagem e o motor. Esse costume ocasiona o acionamento parcial da embreagem, que causa atrito desnecessário no disco de embreagem. Mas o maior dano ocorre no conjunto do eixo do virabrequim, que depende de folgas axiais e radiais para funcionar de forma adequada junto aos outros componentes. Com o acionamento parcial da embreagem, ocorre o comprometimento da folga existente entre a bronzina do mancal e o eixo do virabrequim, implicando o desgaste prematuro das peças. A correção de tais danos pode sair cara ao motorista, sendo necessário desmontar o motor do automóvel para corrigir as folgas.

6. Efetuar arrancadas e reduzidas extremas

Essa mania nada recomendável agride os coxins do motor, peças que absorvem as vibrações do bloco do motor e evitam que elas se propaguem para outras peças do carro e as desregulem ou danifiquem. Com freadas e arrancadas bruscas, você pode encurtar a vida útil dos coxins, trazendo ruídos indesejáveis e trepidações em seu carro. Sem falar, lógico, na queima desnecessária de combustível que as arrancadas provocam.

7. Esterçar o volante até o batente

Em carros com direção comum, essa prática não configura um problema. Já em carros com direção hidráulica, esterçar o volante até o limite, até atingir o final do curso, a pressão do óleo que é bombeado para ajudar no esforço feito pelo motorista no volante sobe a níveis perigosos, forçando bomba e retentores. Em alguns carros, é possível ouvir um chiado conforme o volante se aproxima do limite de virada. Evite essa prática mantendo a direção próxima do batente nas curvas e manobras fechadas, mas nunca encostando no batente.

8. Descansar a mão sobre a alavanca de câmbio

Essa mania boba e aparentemente inofensiva pode provocar desgaste no trambulador. O trambulador é a peça que transmite a posição da alavanca para a caixa de câmbio. Cada posição é responsável por uma combinação de engrenagens que corresponde a cada marcha do veículo. Uma posição intermediária ou uma estimulação desnecessária do trambulador leva a folgas no sistema e “engasgadas” das marchas, que perdem a precisão da sua combinação de engrenagens.

9. Passar de lado em lombadas ou valetas

Essa prática não é recomendável por expor todo o sistema de amortecimento do veículo a uma divisão de peso desigual, forçando consecutivamente as 4 pontas do eixo de forma anormal. A carroceria do carro também sofre com a passagem em diagonal pela lombada. Esse hábito pode provocar torções no bloco do carro que podem resultar na solta de pontos de soldagem e produzir estalos e pequenos ruídos difíceis de serem diagnosticados. As peças e estruturas internas de plástico também sofrem a força de torção, gerando ruídos adicionais e indesejados dentro da cabine. Confira nosso post com o vídeo sobre como passar corretamente pelas lombadas.

10. Apoiar o pneu na guia da calçada

Apoiar o pneu da guia para “segurar” o carro em uma ladeira traz danos à estrutura do pneu, favorecendo a criação de bolhas e o desbalanceamento das rodas. Caso esteja inseguro de deixar o carro apenas com o freio de mão em uma descida muito íngreme, engate a primeira marcha do carro.