19 de Outubro de 2015 Imprevistos na direção | o que fazer em momentos críticos?
Dicas

Imprevistos na direção | o que fazer em momentos críticos?

por Bruno

Há momentos em que o motorista perde completamente o controle do carro. Saber como reagir é muito importante nesses momentos. Abaixo você encontra quatro situações de risco e dicas para contorná-las da melhor maneira.

Aquaplanagem:

A aquaplanagem acontece quando uma película de água se instala entre os pneus do carro e o asfalto, fazendo com que o pneu perca totalmente a aderência. Nesses casos, recomenda-se tirar o pé do acelerador, não frear, e tentar manter o controle do carro. Conforme a velocidade diminui, o carro tende a recuperar a aderência e a estabilidade normais e você pode seguir viagem normalmente.

Derrapagem:

Há duas situações distintas quando o carro perde a aderência na pista e derrapa. Em carros com tração dianteira, pode haver a perda de controle da frente do veículo, o chamado sub-esterçamento. Em curvas, a tendência é o carro ir reto no sentido contrário ao da curva. A saída para o motorista é não pisar no freio, tirar o pé do acelerador e girar o volante levemente para dentro da curva. Perdendo velocidade naturalmente, o carro retomará a aderência à pista. Em carros com tração traseira, é comum ocorrer a perda da traseira, o chamado sobre-esterçamento. Nessas situações, o motorista não pode pisar no freio e deve girar o volante para o lado contrário da curva de modo a trazer a traseira novamente sob controle. Reganhando a aderência, o ideal é retomar a aceleração gradativamente. A saída de traseira também acontece com frequência em veículos de tração dianteira que entram em curvas acima da velocidade. O procedimento de correção da rota do carro é o mesmo dos veículos de tração traseira.

Estouro do pneu:

Um pneu de estrutura moderna dificilmente irá estourar. Mas, ao longo do tempo, impactos podem favorecer o surgimento de bolhas e rachaduras que, por sua vez, enfraquecem a estrutura do pneu e o levam a estourar ou perder toda a pressão com o carro em movimento. Caso isso aconteça, não pise no freio e mantenha o carro em linha reta até que a velocidade diminua. Muito provavelmente, o volante puxará para o lado do pneu estourado. Faça a correção da trajetória do carro levemente com o volante. Uma vez no controle do carro, saia para o acostamento ou encontre um local seguro para fazer a troca do pneu.

Atolamento:

Em estradas de terra, recomenda-se rodar pelas partes altas da estrada e evitar as depressões deixadas pelos veículos que passaram anteriormente. Em caso de lama ou areia, siga em marcha lenta, o que garante maior tração ao veículo. Caso você atole, retire um pouco da lama que fica diante do pneu atolado e coloque galhos, pedras ou o que encontrar para deixar o terreno mais sólido. Na areia, basicamente você deve seguir os mesmos procedimentos do caso da lama, com a vantagem que, molhando a areia, ela cede menos à força aplicada pelos pneus, o que pode ajudar muito.