08 de Março de 2016 As 10 caras mais inusitadas que o Fusca já teve
Mercado

As 10 caras mais inusitadas que o Fusca já teve

por Eduardo Ruano

Conheça as mais inusitadas variações de carroceria que o pequeno Volkswagen já teve:

1. Picape

as 10 caras mais inusitadas que o fusca ja teve_10

A Beutler fez na Suíça dos anos 50 algumas variações do Besouro, incluindo uma rara picape. Como essa nunca foi a vocação do VW, a caçamba se apoiava em suportes no para-choque para não cair com o peso.

2. Perua

as 10 caras mais inusitadas que o fusca ja teve_9

A inglesa Unique Vehicle & Accessory criou, nos anos 80, o kit com painel, janelas e lanternas personalizados para conversão em perua, em três versões: Shogan, Shogan Baja (acima) e Shogan GTE (esportivo).

3. Baja

as 10 caras mais inusitadas que o fusca ja teve_8

Nascidos nos anos 70 na Califórnia, os Bajas surgiram como opção aos buggys para encarar dunas.

4. Porsche

as 10 caras mais inusitadas que o fusca ja teve_7

Fundada por Gerhard Oettinger, a alemã Okrasa preparava os VW desde 1950, e até exportava os kits. Em 1973, ela se superou: visual inspirado no Porsche 935 e um boxer 6 cilindros de 255 cv que atingia 210 km/h.

5. Camper

as 10 caras mais inusitadas que o fusca ja teve_6

Nos anos 70, a americana RQR concebeu o Camper, um mini motorhome feito de alumínio com interior de fibra de vidro. Havia espaço para armário, pia, fogão, geladeira e até duas camas: solteiro e casal.

6. Coupé

as 10 caras mais inusitadas que o fusca ja teve_5

Em 1952, a Stoll lançou na Alemanha um três-volumes chamado Coupé, com traseira alongada, cobertura das rodas traseiras e teto solar. Um dos remanescentes está até hoje no museu da Wolkswagen, em Wolfsburg.

7. Cabriolet

as 10 caras mais inusitadas que o fusca ja teve_4

Inúmeras empresas no mundo projetaram uma versão conversível. No Brasil, a mais conhecida foi a da Avallone, na década de 80. Com laterais de fibra de vidro, ela custava 60% a mais que o carro original.

8. Rolls-Royce

as 10 caras mais inusitadas que o fusca ja teve_3

Moda nos EUA e Europa na década de 60, a transformação do modelo em Rolls-Royce também teve sua variação nacional, com a paulistana Edmorba. Na prática, só trocavam o capô por um de fibra de vidro.

9. Guincho

as 10 caras mais inusitadas que o fusca ja teve_2

Quem pensaria em usar Fusca no resgate? A BGW Spectre pensou. Para isso, bolou o Tow Truck Wrecker, com tudo para socorrer carros nas estradas dos EUA: cabos de aço e estepe extras e até um guinho frontal.

10. Quatro portas

as 10 caras mais inusitadas que o fusca ja teve_1

De olho nos taxistas alemães, a Karosserie Friedrich Rometsch desenvolveu um Volks especial. Para acomodar as duas portas extras e melhorar o espaço, o entre-eixo era alongado em 22 cm.

*Via