12 de Abril de 2016 Volvo promete vender automóvel sem chave a partir de 2017
Notícias Kyb

Volvo promete vender automóvel sem chave a partir de 2017

por Eduardo Ruano

A montadora sueca Volvo anunciou, em fevereiro, uma tecnologia que pode tornar obsoletas as chaves dos automóveis. A partir do próximo ano, fabricante dará a opção de chave digital aos compradores.

Com um aplicativo no smartphone, o proprietário poderá destrancar e ligar o motor sem a necessidade da chave. O carro e o telefone vão se comunicar via Bluetoooth. O modelo é similar a chaves de presença, que equipam a maioria dos modelos de luxo, nos quais a chave precisa apenas estar no bolso para entrar e sair com o carro.

No entanto, a chave digital da Volvo acrescenta outras possibilidades. Por meio do aplicativo, o proprietário poderá fornecer uma chave digital a familiares, amigos ou colegas de trabalho. Assim o carro pode ser usado facilmente por mais pessoas, e não precisa passar o dia inteiro parado no estacionamento. O sistema também tem potencial para agilizar serviços de aluguel e compartilhamento de veículos.

Em viagens, por exemplo, será possível localizar um carro para alugar por meio de aplicativo ainda no aeroporto. Mediante pagamento online, uma chave digital chegaria ao smartphone e bastaria ir até o carro para sair dirigindo, sem perder tempo no guichê da empresa.

A Volvo testará a tecnologia ainda neste ano em sua frota de carros compartilhados no aeroporto de Gotemburgo, na Suécia. Em 2017, um número limitado de veículos com chave digital será vendido.

É claro que as chaves físicas ainda serão oferecidas para quem quiser, mas para quem se sente "pelado" sem o telefone celular, não deve ser um problema fazer a troca. Só não pode vacilar e deixar a bateria acabar.

Fonte: Jornal Brasil Peças