Será que o uso do estepe é obrigatório? | Blog KYB

Será que o uso do estepe é obrigatório?

Não-Ter-Surpresas-com-o-Estepe-do-Carro-9

Será que o uso do estepe é obrigatório?

O estepe é obrigatório para todos os veículos nacionais ou importados, mas em alguns casos a legislação permite sua ausência, porém é preciso comprovar tecnicamente ao Detran.
Os veículos que usam os pneus Run Flat são uma dessas exceções, porque eles têm várias camadas de borracha de diferentes densidades nos flancos, ombros e talões.
Essas camadas apoiam o peso do veículo quando o pneu está totalmente sem ar pressurizado em seu interior. Dessa forma é possível andar em segurança sem que ocorra alguma tragédia no meio do trajeto.
O Contran 540/15 exige uma resolução do selante em quantidade suficiente para o reparo de pelo menos um pneu, além de um instrumento que permita enchê-lo até a pressão recomendada para o uso temporário em um período máximo de dez minutos.
Existe alguns veículos que saem de fábrica com estepes temporários, ou seja, eles são mais finos que os pneus comuns e só podem utilizar velocidade de até 80km/h.
Esses estepes podem ter algumas vantagens por serem menores e mais leves, mas existe um projeto de lei que põe o fim para esses tipos, obrigando os fabricantes a fazerem um estepe do mesmo tamanho que os outros quatro pneus.
Depois do Run Flat, ainda há outros casos que podem ter a dispensa do estepe como: os ônibus e micro-ônibus de transporte urbano; caminhões de lixo ou concreto e blindados de transporte de valores; e veículos com peso bruto de até 3,5 toneladas.
Todos esses veículos devem solicitar o Contran para ter a dispensa do equipamento.
Bom, para a maioria de nós o estepe continua sendo um item indispensável no veículo.
#Precisãopravocê

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*