03 de Fevereiro de 2020 Passo a passo: instalando o amortecedor no New Corolla
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Passo a passo: instalando o amortecedor no New Corolla

por kyb

KYB do Brasil apresenta: Passo a passo – instalação amortecedor New Corolla (de 2015 em diante)

  Vamos começar instalando os amortecedores dianteiros:   Amortecedores dianteiros: 339825 (LADO DIREITO) 339824 (LADO ESQUERDO)   Ferramentas utilizadas: - Pneumática - Chaves de caixa 22mm, 19mm e 21mm - Braço de força - Chave de fenda média - Chave de boca 12mm e 13mm - Chave Allen 6mm - Chave de catraca - Chave L 14mm - Chave estria 15mm, 14mm, 17mm e 22mm - Torquímetro de estalo - 1 par de encolhedor de molas.   Confira o vídeo abaixo e vá seguindo o passo a passo: https://www.youtube.com/watch?v=FS1aj2gn6RA&t=3s   Instalação dianteiro (A partir de 00:24) Para soltar a fixação superior, libere espaço removendo a grelha e os braços do limpador. Retire a tampa de acabamento do braço com o auxílio de uma chave de fenda. (0:36) Agora, com uma chave 14mm de estria, remova a fixação. Após remover os braços do limpador, solte as duas travas plásticas, localizadas nas extremidades da grelha, pressionando a parte interna para baixo. Utilize uma ferramenta como pulsão, nós usamos uma chave estrela. Com o auxílio de uma chave de fenda, remova os grampos de fixação da grelha até que ele se solte completamente. (1:00) Agora vamos iniciar a montagem da coluna de amortecimento. (1:03) #DicaKYB: Realize esse procedimento com o veículo apoiado ao solo, para que o peso facilite o processo. (1:10) Com uma chave de fenda, remova a capa de proteção do prato superior. Usando a chave de caixa 19mm, quebre o torque e afrouxe um pouco o parafuso central. Não há necessidade de usar uma chave para segurar a haste do amortecedor, o prato de mola já realiza essa função. E atenção: não solte totalmente o parafuso e nunca utilize a ferramenta pneumática. (1:32) Quebre o torque das porcas de fixação da coluna de amortecimento ao veículo. Use a chave de boca 12mm. Ainda com o veículo no solo, afrouxe os parafusos da roda, e em seguida, levante e remova a roda. (1:46) Agora com a chave 17mm de estria e uma chave Allen 6mm, solte a fixação superior da bieleta. Com uma chave 14mm de estria, solte a fixação do cabeamento do ABS e do flexível de freio. Para soltar a fixação inferior, use uma chave 22mm de estria e a de catraca. (2:11) Após retirar o parafuso, a coluna de amortecimento já estará solta. (2:17) Por fim, com a chave de boca 12mm, retire totalmente as porcas de fixação da parte superior. (2:26) Leve a coluna de amortecimento até a bancada – onde iremos desmontar os componentes – e fazer a substituição do amortecedor. Com o encolhedor de molas, tire a ação de pressão que ela exerce sobre o prato do amortecedor e os demais componentes. Como quebramos o torque ainda com o veículo no solo, faremos agora na bancada apenas a desmontagem do conjunto. Com a chave de caixa 19mm, termine de afrouxar o coxim, desparafuse e remova. (2:24) #DicaKYB: Sempre que trocar os amortecedores, substitua os batentes e a coifa de proteção. Verifique também as condições do coxim. (3:02) Agora substitua o amortecedor usado pelo amortecedor novo KYB. Antes de iniciar a montagem, realize o escovamento do amortecedor. (3:17) Inicie a montagem do novo amortecedor: coloque o calço (fique atento ao pino de referência), em seguida a mola e os demais componentes. (3:25) #DicaKYB: Na segunda troca do amortecedor ou a cada 100.000km, é recomendada a troca da mola. Atenção: o prato de mola tem um posicionamento correto, fique atento a posição. Para o aperto, use a chave de caixa 19mm. Pronto! A coluna de amortecimento já está montada com um novo amortecedor KYB. (3:51) De volta ao veículo, faça a prefixação da parte superior. Lembrando que a fixação final é feita com o veículo apoiado ao solo. Na hora da montagem, faça o procedimento inverso da desmontagem. Na fixação inferior da coluna, a recomendação de aperto é 18kg. Na bieleta, aperto de 4kg a 4,5kg. Para fixação do ABS e flexível de freio, o torque recomendado é de 1,5kg a 2kg. E para roda, o torque recomendado é de 14kg. (4:21) Lembramos que nenhum ponto de articulação deve-se usar a ferramenta pneumática, isso pode causar danos a diferentes componentes da suspensão. (4:30) Com o veículo apoiado ao solo, realizamos o aperto final da fixação superior com torque recomendado de 10kg. E por fim, montamos a grelha e os braços dos limpadores.   Agora vamos instalar os amortecedores traseiros:   Amortecedor traseiro: 341723   Ferramentas utilizadas: - Pneumática - Chaves de caixa 22mm, 19mm e 21mm - Braço de força - Chave de fenda média - Chave de boca 12mm e 13mm - Chave Allen 6mm - Chave estrela - Chave de catraca - Chave L 14mm - Chave estria 15mm, 14mm, 17mm e 22mm - Torquímetro de estalo - 1 par de encolhedor de molas.   Instalação traseiro (A partir de 4:42) Remova o forro lateral do porta-malas para ter acesso ao parafuso de fixação superior. (4:49) #DicaKYB: Para facilitar, inicie a desmontagem no interior do veículo no banco traseiro. (4:55) Suba o veículo no elevador, retire as rodas e inicie a desmontagem da fixação inferior da coluna de amortecimento. Para isso, use a chave de caixa 19mm. Com a chave L 14mm, remova os parafusos da fixação superior. (5:12) #DicaKYB: Para realizar este procedimento, é fundamental o uso de um macaco de transmissão ou um calço no eixo traseiro, para evitar danos e facilitar o trabalho. (5:23) Após retirar a coluna de amortecimento do veículo, leve até a bancada onde iremos realizar os procedimentos de troca do amortecedor e avaliar os demais componentes. (5:33) Inicie encolhendo a mola e retire todos os componentes, respeitando sempre a necessidade de troca do batente e coifa. Coloque o amortecedor novo KYB na morsa, realize o escovamento e inicie a montagem dos componentes pela mola. (5:50) #DicaKYB: O ponto de referência para montagem do cálcio de mola superior é um corte no cálcio que deve estar paralelo a lateral da bucha. Se houver alguma falha nessa direção, não será possível realizar a montagem dos parafusos na parte superior do veículo. (6:06) Inicie a montagem pela fixação superior, e em seguida, faça a fixação da parte inferior com um torque de 10kg. Coloque a roda – que deve ter o mesmo torque recomendado para a roda dianteira, 14kg – desça o veículo do elevador para realizar a fixação final no solo. Não se esqueça de apertar as porcas na parte interior do veículo. (6:28) Ao finalizar o serviço, é fundamental verificar a geometria da suspensão do veículo e realizar os serviços que forem necessários para os melhores resultados.