por Bruno
Lançada em 1959 e antecessora da Trafic, a Renault Estafette foi a principal concorrente da Kombi na Europa. Com motor 0.8 de 32 cavalos, a van da Renault foi produzida na Argélia, no México e na Romênia, deixando de ser produzida em março de 1980.
Citroën H Van [caption id="attachment_574" align="aligncenter" width="300"]Produzida pela Citroën entre 1947 e 1981, o modelo tinha linhas peculiares e possibilitava grande versatilidade de utilização. Em uma Europa devastada pela guerra, um utilitário simples e barato era quase uma necessidade e a montadora francesa fabricou cerca de meio milhão de H Vans.
Peugeot D3A [caption id="attachment_569" align="aligncenter" width="300"]Com apelido de nariz de porco (nez de cochon), a D3A foi produzida entre 1950 e 1965. Com tração dianteira e suspensões independentes, a van da Peugeot serviu aos correios e à polícia francesa.
Mercedes L 319 [caption id="attachment_570" align="aligncenter" width="300"]Entre 120 e 140 mil unidades foram produzidas pela Mercedes-Benz entre 1955 e 1967. Com motorização inicial de 1.8 litros e 42 cavalos de potência, a L 319 suportava cargas de até quase duas toneladas. A L 319 foi precursora das vans Sprinter e Vito.
VW Kombi [caption id="attachment_576" align="aligncenter" width="300"]Rainha das vans e também a mais longeva, a Kombi foi produzida entre 1950 e 2013. Modelo derivado do Fusca, a Kombi foi o primeiro VW fabricado no Brasil.