08 de Abril de 2021 Tecnologia KYB: Um olhar sobre a Inteligência Artificial e o desenvolvimento da suspensão
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Tecnologia KYB: Um olhar sobre a Inteligência Artificial e o desenvolvimento da suspensão

por kyb

Cem anos de experiência em hidráulica implicam um grande conhecimento do assunto. Um conhecimento construído sobre a análise prática do conforto e das necessidades da condução, empregando tecnologia capaz de prever o comportamento do veículo, obtida através de simulações e análise de dados estatísticos. Atualmente, a KYB emprega uma nova geração de inteligência artificial (IA) para acelerar e melhorar a interpretação da enorme quantidade de informação que recolhe nas fases de desenvolvimento, testes e produção. Confira a palavra da equipe de desenvolvimento da KYB Europa para conhecer mais sobre as possibilidades da IA e de outras inovações. Como a KYB emprega a inteligência artificial para desenvolver tecnologias de suspensão? Quando falamos de tecnologia, torna-se fundamental reunir dados e transformá-la em informação que tenha significado técnico. Para isso, contamos com o departamento de Transformação Digital, que está desenvolvendo uma plataforma otimizada para recolher, analisar e visualizar muitos dados de um modo ágil e sustentável. A inteligência artificial forma o núcleo desta nova plataforma. A IA não é uma tecnologia mágica que recebe dados e nos devolve a informação requerida. O seu ponto forte é a extração eficiente e é preciso grande quantidades de dados. A chave é introduzir os “inputs” adequados, utilizando os conhecimentos e a experiência da KYB, que já vem de longe. Aprendemos a compreender que pontos requerem mais atenção, no curso de funcionamento do amortecedor, durante as mudanças de direção e nas fases de compressão e expansão, durante a travagem e aceleração. A partir destes pontos, podemos utilizar a IA para extrair informação dos dados do veículo em movimento e da aderência em superfícies irregulares. Vamos então falar sobre a tecnologia KYB ProsmoothTM A nossa equipe levou a cabo experiências com cerca de 600 combinações de óleo e outros componentes para compilar uma abundante quantidade de dados, aos quais adicionou a avaliação dos nossos engenheiros de testes. Preparamos amortecedores equipados com diferentes combinações de fluido hidráulico e peças móveis adaptadas ao gosto e exigências de diferentes condutores, avaliando as suas prestações, tanto em modelos em ambiente digital como em condução real. Estudando as diferenças entre estas duas análises, pode-se determinar a relação existente entre ambas e identificar os distintos fatores que definem cada amortecedor. Assim, fomos capazes de estabelecer de que modo as características de fricção influem nas impressões do condutor ao volante. Isto permitiu-nos desenvolver a KYB ProsmoothTM. A fricção interna do amortecedor controla-se através das peças móveis, fabricadas com novos materiais, e também com uma tecnologia que permite ajustar o fluído hidráulico e os seus aditivos. Como resultado, temos um nível ideal de conforto e eficácia em curva. Esta combinação entre comportamento, tração e sensação de controle da suspensão tem origem no departamento de competição, a KYB Motorsport, onde se desenvolvem os amortecedores para as corridas. A introdução da tecnologia nos permite realizar mais testes, compilando e analisando mais dados, em menos tempo e com maior precisão, proporcionando aos nossos engenheiros, as informações necessárias para melhorar os nossos produtos ainda mais. De que maneira as novas tendências da indústria influenciam o trabalho da KYB? O elevado número de veículos do tipo SUV e as tendências futuras como a da condução autônoma, ou os veículos elétricos estão levando os construtores a mudar o seu ponto de vista sobre os amortecedores. Para muitos fabricantes, o conforto deve ser a preocupação prioritária. Por outro lado, a redução de peso já não é tão importante como no passado, devido à maior eficiência das mecânicas elétricas e ao elevado número de veículos híbridos e elétricos que estão sendo fabricados. No caso dos elétricos, o espaço ocupado pela suspensão é um fator cada vez mais importante, devido ao tamanho e posicionamento da bateria. Isto levou a KYB a desenvolver, com a REE, um sistema de suspensão integrado na roda. Para os segmentos inferiores, prevemos a implantação de sistemas passivos adicionais como o sistema dependente da frequência (ADC) e os batentes hidráulicos progressivos (PHC), como os desenvolvidos para os modelos da PSA. Para os segmentos médios, a tendência é a utilização de sistemas de amortecimento variável em configurações simples (dois níveis de suspensão, selecionados manual ou automaticamente). Para os segmentos superiores, a tendência são os sistemas de suspensão inteligente, como o KYB Intelligent Damping Control, com tecnologia de uma ou duas válvulas. Para os segmentos mais altos, isso surge em combinação com sistemas de “scan” da estrada, como acontece com os últimos desenvolvimentos da KYB para equipamento de origem de marcas como a Lexus, Toyota e PSA. O passo seguinte é, sem dúvida, a suspensão ativa, se bem que a implantação massiva desta tecnologia não está eminente. Esta categoria de suspensão proporciona várias funções, incluindo o controle de vibrações; o controle de posição, para reduzir a inclinação e o controle da direção e altura da carroçaria, para uma maior eficiência aerodinâmica. Via: KYB Europe