Fumaça do escapamento | Problemas, Cores e Significados

A fumaça do escapamento do seu carro é um bom indicador da saúde do motor. Um automóvel bem regulado executa uma queima adequada de ar e combustível, produzindo uma emissão bem filtrada e incolor.

Caso seu carro emita fumaça visível, atenção: há alguma coisa errada com seu veículo. Geralmente os carros com problemas apresentam fumaças de três cores. Vamos a elas:

Fumaça azulada

A fumaça azulada é sinal que seu carro está queimando lubrificante. A razão desse problema pode ser uma folga no motor provocada por retentores e juntas desgastadas. O problema pode estar ainda nos anéis dos pistões, que já nao conseguem evitar que o óleo entre na câmara de combustão do motor. Essa fumaça é a mais perigosa, pois suas causas podem levar à falta de lubrificante e consequentemente ao superaquecimento e fundição do motor.

fumaça azulada

Fumaça preta

Mais comuns e motores a Diesel, a fumaça preta é sinal da queima de uma mistura muito rica, ou seja, seu carro está queimando mais combustível que o necessário. O problema está na injeção ou no carburador mal regulado. Um filtro de ar saturado também pode ser o causador da fumaça preta.

fumaça preta

 

Fumaça branca

Em dias frios, quando você acaba de ligar o seu carro, ele pode emitir uma fumaça do escapamento branca inofensiva: trata-se apenas do efeito do ar frio sendo condensado. Porém, uma fumaça branca persistente indica que o motor está fervendo água dentro da câmara de combustão juntamente com o ar e o combustível. A causa pode ser danos na junta do cabeçote. Outro sinal desse problema é a rápida diminuição do líquido de arrefecimento no reservatório. Atenção para não ficar sem o líquido de arrefecimento e sobreaquecer o motor.

fumaçabranca

 

Observe sempre os sinais que seu carro passa a você. Problemas inicialmente simples podem se transformar em danos realmente graves e custosos. Fique atento.

Você também pode gostar...

3 Respostas

  1. Roberto de Oliveira Ferreira disse:

    Tenho um ônibus a pouco tempo, o ônibus está fumacando, eu estou ligando ele, só no final de semana, a causa da fumaça pode ser isso?

    • kyb disse:

      Olá Roberto, sem olhar é difícil afirmar o que pode ser, mas o que podemos dizer é que fumaça não é normal, assim é importante contatar um profissional de sua confiança para verificar o que pode estar ocorrendo.

  2. Felismar Araujo disse:

    Tenho uma ranger 2014, moro no PIAUÍ lugar quente e toda vez que eu ligo a mesma quando ela está fria, sai um tufo de fumaça branca, mais ao afeta o desempenho do carro, já levei em 03 concessionárias e várias oficinas e não consigo resolver o problema, alguém pode me ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*