por Dev Tnb
A KYB, líder global em sistemas de suspensão, alerta e informa os profissionais da reparação automotiva sobre um ponto crucial na inspeção de amortecedores: a diferença entre um vazamento de fluido e o chamado "suor", que na maioria das vezes é apenas o resultado da lubrificação das vedações ou do derretimento da cera protetora.
Observar a presença de fluido na parte externa de um amortecedor pode gerar dúvidas. No entanto, nem todo aspecto úmido significa falha no produto.
O Perigo do Vazamento Real
Um vazamento real sinaliza a perda de fluido hidráulico essencial, comprometendo rapidamente a performance do amortecedor. Isso resulta na redução drástica do controle de direção, perda de estabilidade e graves problemas de segurança veicular.

O "Suor" e o Segredo da Proteção KYB
Em contraste, o "suor" ou umidade leve na haste do amortecedor é, na maioria dos casos, um indicativo de operação normal e lubrificação das vedações. No caso dos produtos KYB, este aspecto também pode ser explicado por uma característica exclusiva de proteção:
Todos os amortecedores KYB recebem uma camada especial protetora, uma "cera" composta por vaselina e grafite, que tem dupla função:
Vaselina: Evita o ressecamento do retentor (vedação) durante o armazenamento prolongado.
Grafite: Contribui significativamente para a lubrificação inicial nos primeiros ciclos de trabalho do amortecedor.

Dúvida Comum do Reparador (Aspecto Úmido)
Durante o manuseio ou logo após a instalação, é totalmente normal que o amortecedor apresente um aspecto úmido em seu corpo, especialmente quando a peça aquece (seja em teste fora do veículo ou em funcionamento).
ESCLARECIMENTO VITAL: Esse aspecto visual é o resultado do derretimento da cera protetora e não se trata de vazamento de óleo. Ele não representa um defeito de fabricação. O amortecedor pode ser instalado e utilizado normalmente, sem prejuízo à segurança, durabilidade ou desempenho.
Como verificar se o amortecedor está 100% OK
Para o reparador ter total certeza sobre a condição da peça, a KYB indica dois testes simples e eficazes:
Odor: O fluido hidráulico e a vaselina protetora possuem cheiros distintos. A vaselina não tem odor característico, enquanto o fluido do amortecedor terá um cheiro de óleo hidráulico.
Funcionamento (Modelos Pressurizados a Gás): Em amortecedores pressurizados (a maioria), um vazamento real de óleo é acompanhado da perda de gás. A evidência clara é que a haste deixa de subir sozinha, confirmando a falha conjunta de vedação e a necessidade de substituição.
Caso haja apenas um excesso de cera derretida, basta removê-lo com um pano limpo antes da instalação.