31 de Agosto de 2015 Aditivo de radiador | O que é e para que serve
Dicas

Aditivo de radiador | O que é e para que serve

por Bruno

A função do sistema de arrefecimento dos motores é manter a temperatura do motor dentro de um intervalo de temperatura aceitável para que ele tenha um bom rendimento, um consumo de combustível eficiente e um menor índice de emissão de poluentes. Na maior parte dos motores, essa temperatura fica entre 100 e 120°C. Entre bomba d’água, fluido, sensores de temperatura, válvulas de pressurização, termostáticas e eletroventilador, o principal componente do sistema de arrefecimento é o radiador. Essa peça faz a troca de calor da água, recebendo a água aquecida, que acabou de circular pelo motor para arrefecê-lo e resfriando-a para que a mesma água volte, agora fria, a circular pelo motor afim de manter sua temperatura estável. Mas e o aditivo de radiador? O aditivo compõe, de forma ideal, juntamente com a água destilada, o fluido do radiador. Conforme a água circula pelo motor, ela esquenta e pode entrar em ebulição. O aditivo então evita que a água ferva , mantendo-a estável. Em locais muito frios, por outro lado, a água corre o risco de congelar enquanto o motor fica desligado. O aditivo de radiador também evita o congelamento do fluido de arrefecimento. Geralmente o aditivo do radiador apresenta três funções. Além de antifervura e anticongelante, o aditivo também impede que a água enferruje uma série de componentes do motor. A água em conjunção com o ar forma um agente altamente corrosivo capaz de destruir os conduítes, válvulas, selos, a colmeia do radiador e outras peças do sistema de arrefecimento. Atualmente o mercado dispõe de três tipos de aditivo: os aditivos composto por etilenoducol, altamente tóxicos; os aditivos orgânicos, biodegradáveis; os aditivos sintéticos, de longa vida. A quantidade e o tipo de aditivo a ser adicionado à água são indicados pelo fabricante no manual do veículo. Siga atentamente essas indicações e não se esqueça de sempre preparar a mistura de água e aditivo de radiador todas as vezes que for reabastecer o reservatório do fluido do radiador. Dica importante: na falta do fluido adequado, abasteça o reservatório com água comum. Mais vale um fluido imperfeito que um motor que pode sobreaquecer e fundir.