01 de Setembro de 2015 Lombada | Como passar corretamente
Dicas

Lombada | Como passar corretamente

por Bruno

Obstáculo comum, o motorista das grandes cidades está acostumado a encontrar diversas lombadas em seu trajeto cotidiano. Mas esse obstáculo tão comum deve ser respeitado e, sobretudo, transposto da maneira correta para que o conforto dos passageiros e a boa conservação do veículo sejam observados.

O modo correto de passar por uma lombada é abordá-la com o carro alinhado transversalmente ao obstáculo, com as duas rodas dianteiras tocando a lombada simultaneamente.

Ao aproximar-se do quebra-molas, pressione o pedal do freio de forma suave e gradual, ou use o freio-motor para reduzir a velocidade do veículo. Uma velocidade entre 25 e 35 quilômetros por hora é ideal para transpor a maioria das lombadas. Essa faixa de velocidade geralmente corresponde à segunda marcha do motor.

Continue com a redução gradual da velocidade até que as duas rodas dianteiras do veículo subam no obstáculo. Uma vez que essas duas rodas tiverem ultrapassado a lombada, comece a acelerar suavemente seu veículo.

Caso a lombada seja muito alta, recomenda-se reduzir a velocidade a quase zero diante dela e ultrapassá-la utilizando a primeira marcha. No caso de várias lombadas em sequência, você deve percorrer o trajeto com obstáculos utilizando sempre a segunda marcha, apenas reduzindo com o freio na aproximação e retomando a aceleração após cada passagem do eixo dianteiro.

Certamente você já deve ter visto por aí um carro, rebaixado ou não, esterçando o volante para passar na lombada na diagonal. Essa prática não é recomendável por expor todo o sistema de amortecimento do veículo a uma divisão de peso desigual, forçando consecutivamente as 4 pontas do eixo de forma anormal.

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A carroceria do carro também sofre com a passagem em diagonal pela lombada. Esse hábito pode provocar torções na carroceria que podem resultar na solta de pontos de soldagem e produzir estalos e pequenos ruídos, ao longo do tempo, difíceis de serem diagnosticados. As peças e estruturas internas de plástico também sofrem a força de torção, gerando ruídos adicionais e indesejados dentro da cabine.

Portanto, siga a cartilha e não invente na hora de passar por uma lombada. Seu carro e seu bolso agradecem.