por Bruno
Mas é importante notar que essa indicação refere-se à calibragem dos pneus frios. Conforme o carro se locomove, o atrito e o asfalto quente esquentam o pneu. O calor expande a borracha e o ar no sei interior, fazendo com que a medição do compressor de calibragem fique imprecisa. Você coloca 30 psi e a calibragem real sobe, por exemplo, para 40 psi.
O ideal é calibrar os pneus ainda frios. Isso é possível rodando com o carro por menos de três quilômetros em velocidade baixa antes da calibragem.
Um pneu com pressão abaixo do especificado apresentará maior desgaste das laterais das bandas de rodagem. Um pneu com pressão acima do especificado apresentará maior desgaste no centro da banda de rodagem.
Rodar com sete libras a menos durante um ano, por exemplo, reduz em 20% a vida útil de um pneu. Com a pressão errada, o carro perde em estabilidade e aumenta a distância de frenagem e com a calibragem errada, você pode gastar até 600 reais a mais em combustível por ano.
Então fique ligado. Siga as orientações de calibragem correta indicadas pela fábrica e faça a correção da pressão dos pneus semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias e rode de forma segura, confortável e econômica.